Certidão Negativa Criminal: Como retirar

Andre 02/05/2016 Serviços

A Certidão Negativa Criminal é um documento fornecido pelo judiciário com o objetivo de informar a existência ou não de algum registro criminal, mostrando a situação do cidadão no momento em que ele fez a solicitação.

A Justiça Federal é a responsável pela emissão da Certidão Negativa Criminal (Foto: Divulgação)

Ela possui várias utilidades, como, por exemplo, para confirmar a idoneidade de um candidato a uma determinada vaga de emprego, sendo solicitada pelo contratante, e também para aqueles que estão tentando iniciar uma carreira no funcionalismo público e até mesmo para quem quer se candidatar a um cargo eleitoral.

Também conhecida como “Nada Consta”, a certidão pode ser emitida tanto no modelo estadual como na versão federal, com os procedimentos para a sua solicitação variando conforme a opção. Se você está precisando emitir o documento, saiba como retirar a Certidão Negativa Criminal, conferindo as dicas a seguir.

Como tirar a Certidão Negativa Criminal Federal

O documento pode ser solicitado no site da Justiça Federal (Foto: Divulgação)

Para facilitar a vida do cidadão, já é possível tirar a Certidão Negativa Criminal na sua versão federal, através da internet e de graça, evitando que o solicitante tenha que comparecer a um cartório ou fórum, enfrentar filas e ainda aguardar um determinado prazo para obter o documento.

Basta acessar o site do Justiça Federal e clicar no link “Emitir Certidão” referente ao estado em que você reside. Feito isso, é preciso preencher por completo o formulário que irá aparecer na nova página, lembrando que no campo “CPF/CNPJ” só devem ser colocados números.

Formulário de solicitação do documento (Foto: Divulgação)

Assim que terminar, clique em “Emitir” para ter acesso ao documento e imprimí-lo. Logo após, não se esqueça de validar a certidão, clicando na opção “Autenticar Certidão”, localizada no canto esquerdo da página.

Como tirar a Certidão Negativa Criminal Estadual

Formulário de solicitação do documento em São Paulo (Foto: Divulgação)

Já a Certidão Negativa Criminal em sua versão estadual, que também costuma ser chamada de Certidão de Antecedentes Criminais (ou ainda Atestado de Antecedentes), tem os procedimentos de solicitação variando de acordo com o estado em que o solicitante reside.

De maneira geral, ela é emitida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública ou pela Polícia Civil, podendo ser retirada em postos de atendimento presencial ou através da internet. O documento também pode ser emitido no site da Polícia Federal.

No caso de São Paulo, por exemplo, o documento pode ser solicitado via web, no site da Secretaria de Segurança Pública – SP, ou ainda nos postos do Poupatempo. Portanto, fica a dica de procurar por um dos órgãos citados acima, caso você precise retirar o documento.

Outros artigos

Celulares com TV Digital Modelos, Preços

24/12/2010

Celulares com TV Digital Modelos, Preços

Anos atrás ter um aparelho celular era algo muito raro, apenas aquelas pessoas de classe média alta e as de classe alta que tinha condições financeiras de comp...

As fanpages mais populares de 2013

18/12/2013

As fanpages mais populares de 2013

Lançado em fevereiro de 2004, o Facebook conta atualmente com mais de 1,1 bilhão de usuários, segundo as estatísticas mais recentes, números que o colocam como a red...

Colares da Moda Verão 2012

05/05/2010

Colares da Moda Verão 2012

Os colares são acessórios usados pelas mulheres em todas as ocasiões, eles complementam o visual e acrescentam um charme a mais ao look. A cada temporada presenc...