A cada ano, aumenta o número de celulares habilitados no Brasil. Atualmente, o país conta com mais de 242 milhões de linhas. Este rápido crescimento também é acompanhado pelo aumento de roubos de aparelhos.
Se o celular for roubado, é necessário tomar algumas providências. (Foto:Divulgação)
Se o celular era um modelo básico que servia apenas para fazer ligações, o proprietário não fica tão chateado com o furto. No entanto, se o aparelho é um smartphone de última geração, a história muda.
Além do prejuízo financeiro, o roubo do celular também pode colocar em risco os dados armazenados e comprometer a privacidade do proprietário.
A maioria das pessoas resume a própria vida no conteúdo do celular, incluindo e-mails, informações de redes sociais e até dados bancários. Desta forma, logo depois que o aparelho for roubado, é necessário tomar medidas para evitar prejuízos maiores.
O que fazer se o celular foi roubado?
Em caso de roubo, a linha deve der bloqueada imediatamente. (Foto:Divulgação)
Realize o bloqueio da linha
O usuário deve entrar em contato com a central de atendimento da operadora e solicitar o bloqueio do chip roubado.
Cada operadora tem o seu próprio procedimento para bloquear a linha, mas todas trabalham com o serviço de atendimento ao consumidor. No caso da Claro, o SAC pode ser acionado através do número 1052, de qualquer telefone. A suspensão da linha também pode ser feita em uma das lojas ou pelo site. O cliente Oi deve ligar para o número 1057 de um telefone fixo. Na Tim, o bloqueio da linha roubada é realizado através do número 1056. Já o cliente da Vivo pode acionar o número 1058 para bloquear a linha.
Bloqueie do aparelho
Também existe a possibilidade de bloquear o celular, ou seja, impedir que o ladrão substitua o chip e faça uso de todos os recursos do aparelho. Para fazer o bloqueio, basta encontrar o número do IMEI na nota fiscal e entrar em contato com o Cemi (Cadastro de Estações Móveis Impedidas).
O cadastro no Cemi não requer mais a apresentação do boletim de ocorrência.
Usar o aplicativo de rastreamento é uma boa saída para encontrar o celular roubado. (Foto:Divulgação)
Use o aplicativo de rastreamento
Se o smartphone possui um aplicativo de rastreamento, vale a pena pedir ajuda à polícia e tentar recuperar o aparelho o quanto antes. Quem teve o iPhone roubado, por exemplo, pode rastreá-lo através do Find My iPhone.
Faça um boletim de ocorrência
A princípio, empresa de telefonia móvel faz um bloqueio temporário do celular. No entanto, para torná-lo permanente, é necessário comparecer a uma loja da operadora e assinar um termo de responsabilidade. Também é fundamental fazer um BO do roubo do celular e encaminhá-lo para a empresa. No estado de São Paulo, o boletim de ocorrência já pode ser efetuado através da internet.
Mude todas as senhas
Se o celular tinha senhas pessoais armazenadas, então é importante trocar todas antes de sofrer com um golpe.