Casa ou edifício: qual escolher

Seja para alugar ou comprar um imóvel, é normal que apareça aquela dúvida: casa ou edifício? São vários os fatores que pesam na escolha…

Seja para alugar ou comprar um imóvel, é normal que apareça aquela dúvida: casa ou edifício? São vários os fatores que pesam na escolha do tipo de moradia, como localização, segurança, preço, conforto e tamanho do imóvel, entre outros.

Casas e edifícios dividem o espaço nas grandes cidades, causando indecisão na hora de escolher a melhor moradia (Foto: Divulgação)

Se você está na dúvida entre escolher um apartamento ou uma casa para morar, conheça as vantagens e as desvantagens desses tipos de residência, e analise bem aqueles fatores que mais lhe agradam, facilitando a sua tomada de decisão, que deve ser bem embasada, independente de se tratar de locação ou de compra do imóvel.

Vantagens e desvantagens de morar em casa

As casas oferecem maior privacidade e espaços mais amplos, mas a segurança é mais vulnerável (Foto: Divulgação)

Morar em casa traz uma série de vantagens, como uma maior privacidade, já que os vizinhos não ficam tão próximos como nos edifícios; cômodos geralmente maiores que os de apartamentos; e a presença do quintal, onde você pode ter plantas, hortas, pomar e um bom espaço para se divertir com as crianças.

Para quem gosta da companhia de animais de estimação, sejam cães, gatos, pássaros, papagaio ou qualquer outro, a casa é sem dúvida a melhor escolha, além do fato de não ter que pagar taxa de condomínio.

Por outro lado, as casas geralmente são mais vulneráveis no quesito segurança, o que facilita a ação de assaltantes, trazendo uma maior sensação de medo aos moradores, principalmente na hora de chegar em casa nos períodos noturnos.

Vantagens e desvantagens de morar em edifício

Já os edifícios têm maior segurança e menos privacidade (Foto: Divulgação)

Já para quem mora em edifício, o fator segurança é um dos principais pontos positivos, pois a presença mais próxima dos vizinhos garante uma maior vigilância, sem contar que nos edifícios com porteiro a segurança pode ser ainda maior. Além disso, há a possibilidade de se fazer muitas amizades e de encontrar uma boa infraestrutura, com quadras, piscinas e área de lazer, com custos menores que nas casas, já que as despesas são divididas entre vários moradores.

Continuar Lendo  Facebook passa a perguntar se os usuários desejam compartilhar seus dados pessoais

Em contrapartida, os problemas com vizinhos podem surgir com grande frequência, devido a barulhos incômodos, uso indevido de vaga de garagem e invasão de privacidade, além dos cômodos normalmente menores que os das casas.

Há também os problemas que surgem da criação de animais em apartamentos, um dos maiores motivos de brigas entre vizinhos, além de ter que pagar a taxa de condomínio todos os meses, gerando um custo a mais para os moradores.

Livre-se do barulho: Isolamento acústico residencial

Casas em condomínios: uma alternativa

Os condomínios fechados, que mesclam características de casas e apartamentos, podem ser a solução (Foto: Divulgação)

Uma alternativa para quem não sabe se escolhe casa ou edifício para morar pode estar nas casas de condomínios fechados, pois esses locais mesclam características das casas, como a privacidade, o espaço maior e a possibilidade de criação de animais, com a segurança proporcionada pelos apartamentos.

Para quem mora em prédios e condomínios: Conheça as leis que regem os condomínios

Nos condomínios fechados, as crianças podem brincar na rua com mais liberdade e os custos com a manutenção são mais baratos, além da entrada controlada de pessoas, o que pode inibir a ação de assaltantes. Por outro lado, eles costumam ficar em locais mais afastados, o que pode ser um problema para quem depende do transporte público.

Top