Quem pode solicitar o cartão de crédito para jovem e como funciona

PUBLICIDADE

Se você é menor de 18 anos com certeza deve enfrentar uma certa dificuldade para solicitar um cartão de crédito para jovem, e não depender de ninguém para fazer suas compras e movimentações bancárias, mas isso não é impossível. Há, sim, possibilidades que atendem seu perfil de cliente e você vai descobrir quais são elas neste post. Confira!

Existe cartão de crédito para jovem?

Sim, existe cartão de crédito para jovem e não são poucas opções, basta você escolher um entre elas e solicitá-lo.

Existe cartão de crédito para jovem
Fonte/Reprodução: original

Mas, algumas opções de cartão de crédito para jovem são, na verdade, cartões adicionais, o qual o titular deve ser seu responsável, para você ter um primeiro passo é conversar com seus pais ou responsáveis sobre essa possibilidade, uma vez que se houver qualquer problema com o cartão, são eles que vão arcar com as consequências.

PUBLICIDADE

Tudo pode ser esclarecido através da conversa, definindo limites e explicando que quanto mais cedo você puder ter responsabilidade financeira e aprender a administrar seus gastos, melhor.

Quando é indicado o adolescente ter um cartão de crédito?

Por ser menor de 18 anos, sua vida financeira deve estar se iniciando agora e por isso é importante ter consciência de como organizá-la.

A recomendação inicial para pedir cartão de crédito para jovem é ter uma fonte de renda, afinal, de nada adianta ter seu cartão se não puder pagá-lo, mesmo que seja adicional de um titular, a responsabilidade pelos seus gastos é toda sua.

Quais os cuidados com o cartão de crédito para jovem?

Para não ter nenhum problema e evitar possíveis apertos com o seu cartão de crédito para jovem, é importante se atentar a alguns cuidados que você precisa ter com ele, como:

Limite estabelecido

Verifique seu orçamento mensal para definir quanto você pode gastar no cartão e consequentemente quanto poderá pagar em sua fatura, evite gastar todo o seu dinheiro pagando a fatura para não se tornar um escravo das suas contas.

O cartão de crédito para jovem deve se tornar seu amigo na hora de fazer compras e curtir algumas saídas.

PUBLICIDADE

Data de vencimento da fatura

Além de saber quanto poderá gastar no cartão durante o mês, é importante alinhar o vencimento da fatura do seu cartão de crédito para jovem com a data em que você poderá pagá-la, evitando atrasos e juros.

Vale lembrar que a idade mínima para o cartão para jovem é de 16 anos, alguns bancos abrem exceção, podendo antecipar a disponibilidade, mas é necessário verificar.

Quais as vantagens do cartão de crédito para jovem?

O cartão para jovem possui algumas vantagens como não ter anuidade, não precisar comprovar renda já que a renda solicitada será do titular, além de ser aceito em milhares de estabelecimentos.

Desvantagens

Pode parecer que não, mas ser dependente no cartão de crédito pode ser considerada uma grande desvantagem, uma vez que você vai precisar prestar contas com o titular do cartão.

Mas lembre-se que esse é o primeiro passo para a sua independência financeira e ao fazer 18 você pode solicitar o cancelamento do cartão e passar a ser titular de outro.

Como solicitar o cartão para jovem?

Você não pode solicitar o cartão para jovem sozinho, para isso você vai precisar que o titular do cartão em questão o solicite diretamente no banco, e geralmente, o jovem a receber o cartão precisa estar presente.

Quem pode solicitar o cartão de crédito para jovem e como funciona?

Não há nenhuma restrição quanto ao grau de parentesco necessário para solicitar o cartão para jovem de forma adicional, então basicamente não importa se o titular seja seu pai, mãe, responsável legal, tios ou outros. Mas, a solicitação precisa ser acompanhada de todos os envolvidos.

Quem pode solicitar cartão de crédito para jovem e como funciona
Fonte/Reprodução: original

Bancos como Santander, Itaú, Bradesco e Inter oferecem boas opções de cartão de crédito para jovem, esse último, por exemplo, não possui idade mínima para solicitação.

Mesmo que no Brasil um menor de 18 anos não possa ser titular de um cartão de crédito sozinho, pode iniciar suas movimentações financeiras e ter seu cartão como adicional de outra pessoa, o recomendado é que sejam de pessoas bem próximas. O importante de tudo é mantê-lo em dia e ser responsável em suas utilizações.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.