‘Carro voador’ é testado na Holanda

PUBLICIDADE
O item atinge 180 km/h no ar e na terra (Foto: Divulgação)

É um pássaro? Um avião? Não, é o “carro voador”. Sim, esse tipo de veículo pouco visto existe e foi testado com sucesso pela primeira vez na Holanda, de acordo com o seu construtor. O carro, que possui três rodas, pode chegar a 180 km/h tanto em terra quanto no ar. “O primeiro voo do protótipo PAL-V foi realizado com êxito em uma base militar holandesa no mês passado“, informou à AFP Robert Dingemanse, diretor da sociedade PAL-V, instalada em Raamsdonksveer (leste).

A Universidade de Delft e o laboratório nacional aeroespacial (que desenvolveu o aparelho em colaboração com os engenheiros do PAL-V) confirmaram o sucesso do voo. A autonomia do PAL-V (Personal Air and Land Vehicle), um avião bimotor parecido com um helicóptero, é de 1.200 km em terra e de 500 km no ar. Suas hélices podem ser recolhidas quando o veículo estiver em terra.

O “carro-avião”, capaz de voar a 1.200 metros de altura, será comercializado a partir de 2014 por um custo que pode variar de 250 mil a 300 mil euros (325 mil a 390 mil dólares), de acordo com Robert Dingemanse. “O que faz dele algo único é que respeita as normas governamentais ao mesmo tempo em seus trajetos por terra e por ar“, destacou Dingemanse. “Portanto, não são necessárias novas infraestruturas“, acrescentou.

PUBLICIDADE

Para realizar a decolagem o PAL precisa de 165 metros de pista. “Antes, a viagem aérea se baseava em transportes coletivos”, lembrou Jacco Hoekstra, decano da faculdade de engenharia aeroespacial da universidade de Delft. “Agora se tornará algo muito mais pessoal“, afirmou. Outras companhias se arriscaram em projetos similares ao “carro voador”, entre elas está a americana Terrafugia. A Moller International, que também fica localizada nos Estados Unidos, já fabrica um avião pessoal com decolagens e aterrissagens verticais.

Veja abaixo o vídeo de um dos testes do “avião-carro”:

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.