Carro: Função dos Retentores

  O motor do carro é composto por várias partes e exerce várias funções para o funcionamento adequado do veículo. Os retentores têm como…

 

O motor do carro é composto por várias partes e exerce várias funções para o funcionamento adequado do veículo.

Os retentores têm como funções principais vedar e reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos e também, de impedir vazamentos e coibirem a entrada de impurezas no motor.

Não há um prazo de validade, então o proprietário deve fazer a manutenção preventiva, ou seja, ao verificar qualquer vazamento leve o carro a uma oficina.

Caso seja identificado problemas nos retentores do virabrequim e no comando de válvulas haverá vazamentos visíveis. Porém se a interferência ocorrer na haste da válvula o vazamento será no interior da câmara de combustão e para identificar, é necessário observar o veículo na primeira partida da manhã, se a fumaça, que sair do escapamento, for branca é sinal de desgaste e de que o motor está queimando óleo junto com o combustível.

Se o problema não for resolvido poderá prejudicar outras partes, desde o disco de embreagem até a quebra da correia dentada, correndo o risco de ficar parado a qualquer hora e lugar a espera do guincho.

Assim, procure fazer a manutenção e observação do seu carro!

Top