Café descafeinado combate diabetes tipo 2

Café descafeinado combate diabetes tipo 2 – Um atual estudo americano, mostra que o café sem cafeína é capaz de aperfeiçoar o metabolismo do cérebro…

Café descafeinado combate diabetes tipo 2 – Um atual estudo americano, mostra que o café sem cafeína é capaz de aperfeiçoar o metabolismo do cérebro unido ao diabetes tipo 2. Essa atuação do cérebro, se reduzida, ainda pode gerar futuros problemas. O estudo foi realizado na Faculdade de Medicina de Mount Sinai, nos Estados Unidos, e publicado na versão online da revista Nutritional Neuroscience.

Café descafeinado combate diabetes tipo 2

Muitas receitas com diversos alimentos são divulgados para a prevenção e também a cura de determinadas diabetes. O café descafeinado é um desses alimentos naturais onde obteve diversos estudos e testes para comprovação da sua eficácia. Os testes foram desenvolvidos por especialistas para que depois, fosse feita a divulgação de como o café age no tratamento da diabete.

Para estudar a reação do cérebro com a ingestão da bebida, a equipe de pesquisadores induziu camundongos a desenvolverem diabetes tipo 2. Os animais receberam suplementos dietéticos de café sem cafeína e de açúcar ao longo de cinco meses e antes de contraírem a doença.

As conclusões apontaram que os camundongos ao receberem o café descafeinado, foram capazes de metabolizar o açúcar de forma mais eficaz, empregando-a como fonte de energia para o cérebro e impedindo que ela se acumulasse no corpo, gerando, ou agravando, a situação do diabetes. Esse procedimento de utilização do açúcar é diminuído em indivíduos com diabetes tipo 2 e, além desse incômodo, pode acarretar vários problemas cognitivos.

“O metabolismo energético cerebral prejudicado está associado ao declínio cognitivo que ocorre com o envelhecimento do indivíduo e pode impulsionar o aparecimento de doenças neurodegenerativas mais sérias, como a Doença de Alzheimer”, diz Giulio Maria Pasinetti, coordenador do estudo.

De acordo com os especialistas, essa é a primeira proeminência de que os cafés sem cafeína podem ajudar na prevenção e no tratamento, tanto do diabetes tipo 2, quanto em problemas cognitivos ligados ao envelhecimento da pessoa.

Leia Também:  Análise confirma eficácia da Victoza para perder peso

Como o café descafeínado pode ajudar no combate à diabete

O consumo do café não é indicado para todas as pessoas, já que a cafeína está associada a problemas como doenças cardiovasculares, colesterol e elevada pressão arterial. No entanto, essas consequências lesivas podem ser geradas com o consumo da bebida sem cafeína o que mostra que outros elementos do café são benéficos à saúde. Hoje os especialistas desejam aprofundar os estudos sobre o papel preventivo do café descafeinado em doenças diferentes.

Top