Brinquedos Educativos Infantis – Dicas

O ato de brincar faz parte de qualquer menção que seja feita ao período de infância. E mais do que simplesmente brincadeira, ele tem…

O ato de brincar faz parte de qualquer menção que seja feita ao período de infância. E mais do que simplesmente brincadeira, ele tem mais implicações do que possa imaginar. A verdade é que o brincar é um ato de preparação e conhecimento para o mundo. São oportunidades seguras e propiciadas por adultos para que elas possam adquirir percepções sobre o mundo que as cercam. E se nos primeiros anos de vida é brincando que se aprende, que tal levar isso mais a sério?

Se brincadeira significa aprendizado, que tal oferecer brinquedos que possam estimular a imaginação e o aprendizado das crianças?

Quais são os brinquedos mais adequados para o meu filho?

A escolha de brinquedos educativos dependerá essencialmente da faixa etária da criança, já que o aprendizado passa por etapas, tal como visto em uma escola. E estas etapas devem ser respeitados: nada de forçar a criança a trabalhar além de suas capacidades momentâneas. É importante que ela vivencie estas etapas passo a passo. Veja aqui alguns exemplos dados pelo site Acessa.

Para os pequeninos, a partir de um ano o interessante são objetos que desenvolvam e estimulem sua coordenação motora, como são o caso dos jogos de encaixe, bolas e martelinhos. Já aos dois anos, as cores e os formatos são o estímulo da vez portanto jogos de figuras geométricas e coloridas – especialmente as primárias – são adequados. Ao partir dos três anos o aprimoramento da fala, com historinhas, teatro de fantoches, instrumentos musicais, letras e números farão um excelente complemento para a pré-alfabetização e dos seis aos oito, é a vez do raciocínio com atividades como dominó, jogos de perguntas e respostas para auxiliar na escola.

Como escolher um brinquedo educativo?

Leia Também:  Acampamento de Férias Infantil

Além da faixa etária, há outros fatores que devem ser levados em consideração no momento da escolha. Veja alguns itens descritos pela Alô Bebê que devem ser avaliados:

– Apelo a imaginação: Embora os brinquedos eletrônicos e que fazem de tudo possam encher os olhos, os brinquedos e jogos artesanais estimulam a imaginação a partir do momento em que a criança pode agir e criar sobre ele.

– Cores e formas: Estimulo sensorial como cores, texturas e formatos despertam o gosto da criançada.

– Desafio: O brinquedo deve convidar a criança para a brincadeira, desafiar o pensamento embora este desafio deva ser adequado a sua faixa etária.

– Segurança: Quanto menor a criança, maior devem ser as peças que compõe o brinquedo. Também não deve ter pontas, arestas, peças que possam se soltar e devem ser feito de tinta atóxica.

– Durabilidade: Cuide para que o brinquedo dure o bastante para que a criança possa estabelecer uma relação com eles além ainda de evitar a frustração de um objeto que estraga sem que ela possa tirar grande proveito.

Onde comprar brinquedos educativos?

É possível comprar pela internet. Confira alguns links úteis:

– Mopi Brinquedos: http://loja.mopibrinquedos.com.br/

– ABC Brinquedos – http://www.abcbrinquedos.com.br/

– Brinq Mania – http://www.brinqmania.com.br

– Pirlimpimpim Brinquedos e Livros Educativos – http://www.pirlimpimpimbrinquedos.com.br/

Estas são apenas algumas sugestões de locais onde você poderá fazer suas compras. Experimente! Com certeza o seu filho vai adorar.

Top