Brasil x Cuba: duelo particular pela vice-liderança do Pan de Guadalajara

Com os Estados Unidos soberanos na primeira colocação no quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de 2011, Brasil e Cuba disputam dia após…

Por Redacao em 28/10/2011

Maurren Maggi levou o ouro no salto em distância e ajudou o Brasil a permanecer na frente de Cuba

Com os Estados Unidos soberanos na primeira colocação no quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de 2011, Brasil e Cuba disputam dia após dia o título de vice-campeão dos Jogos de Guadalajara.

Atualmente, a equipe brasileira se segura na segunda colocação, com 39 medalhas de ouro, mas já enxerga pelo retrovisor a aproximação dos cubanos (37).

Apesar de o retrospecto não ser favorável aos brasileiros na disputa particular contra a delegação cubana na história dos Pans, o Brasil tem boas chances de contrariar a escrita e terminar a competição deste ano na frente.

É verdade que nas últimas três edições do Pan, Cuba conquistou a segunda colocação no geral, com certa facilidade. Mas é evidente a evolução no desempenho da delegação brasileira neste período. Se em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003, o Brasil ficou na quarta colocação em ambos, com 25 e 28 ouros, respectivamente, contra 70 e 71 dos cubanos, no Pan do Rio de Janeiro em 2007, a história começou a mudar de figura.

Na edição carioca dos Jogos, os cubanos fecharam a participação no segundo lugar, com 59 ouros, contra surpreendentes 52 do Brasil, que terminou em terceiro.

O que anima e da força aos brasileiros é o aumento considerável no número de medalhas douradas conquistadas nas últimas edições do Pan. Este ano, por exemplo, a delegação verde e amarela está a apenas 14 ouros de superar o recorde obtido no Pan do Rio de Janeiro.

A três dias do término dos Jogos de Guadalajara, brasileiros e cubanos prometem acirrar a disputa pelo segundo lugar até o fim. As competições de boxe devem favorecer Cuba. Por outro lado, no judô, vôlei e ginástica, o Brasil pode levar vantagem.

Desempenho de Brasil e Cuba nos últimos três Pans:

Rio de Janeiro-2007

2º Cuba – 59 ouros

3º Brasil – 52 ouros

Santo Domingo-2003

2º Cuba – 71 ouros

4º Brasil – 28 ouros

Winnipeg-1999

2º Cuba – 70 ouros

4º Brasil – 25 ouros

Top