Motivação: a principal ferramenta para a gestão de pessoas

Funcionário motivado é funcionário produtivo. Na teoria as empresas sabem disso, porém o difícil é colocar em prática ações motivacionais. Mas tornar o ambiente…

Funcionário motivado é funcionário produtivo. Na teoria as empresas sabem disso, porém o difícil é colocar em prática ações motivacionais. Mas tornar o ambiente de trabalho mais confortável e com um clima não é uma tarefa tão difícil de ser viabilizada. Veja abaixo algumas dicas:

1 – Analise sua liderança

Comece observando qual a forma com que você se expressa diante dos seus colaboradores. Cerca de 71% das pessoas que deixam seus postos em empresas fazem dizem que o mal relacionamento com o chefe é o pivô da demissão. Muitas vezes a falta de comunicação faz com que você não perceba que seu subordinado está insatisfeito não só com as condições de trabalho que a empresa oferece, e tão pouco, com o salário, mas sim com a forma com que ele é tratado.

2- Elogie mais

A falta de reconhecimento também faz com que o funcionário opte por deixar de trabalhar na empresa. Mais de 85% das pessoas guardam uma carta de parabéns ou de agradecimento. Pequenos gestos fazem toda a diferença. Parabenize um bom atendimento, um relatório bem feito, um café bem passado. Qualquer elogio para quem sempre é repreendido o deixará muito feliz.

3- Promova encontros informais

Promova almoços e encontros fora da empresa. Convide seus subordinados para almoçar fora, com tudo por conta da empresa. Pode ser que aquele encontro, com conversa descontraída lhe renda informações que possibilitem a melhora da relação patrão/empregado.

4- Apresente um plano de carreira para os seus funcionários

Outro elemento que é capaz de desmotivar o colaborador é o plano de carreira. Um funcionário que tem perspectiva de subir de cargo, ampliar seus ganhos, sente-se desmotivado quando percebe que a empresa não está aberta a oferecer oportunidades de mudança de cargo. Desenvolva pessoas para lhe ajudar a coordenar o seu negócio.

Leia Também:  Vagas de Emprego Contax

5- Remuneração compatível com a função

Ninguém trabalha porque gosta de trabalhar, o dinheiro é o que motiva o funcionário realizar suas atividades. Por isso, pague um salarial compatível com as atividades exercidas por seu empregado.  Salários muito baixos geralmente atraem profissionais sem ou com pouca capacitação, ou pessoas que trabalham somente de olho no contracheque, e que vão usar sua empresa de trampolim para conseguir outras colocações no mercado.

Top