Brasil dá 1º passo para definir slogan da Copa de 2014 Brasil dá 1º passo para definir slogan da Copa de 2014

Brasil dá 1º passo para definir slogan da Copa de 2014

O plano de promoção do Brasil tem como objetivo alinhar ações promocionais de imagem, reforçando a identidade do país para o público internacional.

Por Editorial MDT em 05/10/2011

O Ministério do Esporte lançou no final de setembro o projeto “Plano de Promoção do Brasil – A Copa do Mundo Fifa 2014 como plataforma de promoção do país”. Este plano visa dar ao país novas qualidades e valores, promovendo assim o Brasil para o mundial e está selecionando projetos que possam ajudar nisso.

Este é considerado o primeiro passo para a definição de um slogan, o que deve ser decidido em conjunto com a Fifa e de acordo com o portal UOL deve passar as mensagens: nacional, de celebração de conquistas e demonstração de capacidade; internacional, de que o Brasil está pronto para encantar o mundo e tendo como conceitos a ideia de “agregar, somar”.

A estratégia da promoção de imagem do país, de acordo com o Ministério do Esporte destina-se a alinhar as ações promocionais, de modo que todas sejam adequadas a mensagem desejada. O projeto busca reforçar os atributos da imagem brasileira nos outros países – povo alegre, receptivo e hospitaleiro, belezas naturais e diversidade cultural – e também características a serem reforçadas, que são a “economia forte e vibrante, capacidade de inovação, estabilidade da democracia e da economia, desenvolvimento com justiça social, esforço de sustentabilidade e cultura de paz e tolerância”. As ações devem ser trabalhadas de modo a atender três principais tópicos: turismo, negócios e sócio-cultural.

Os projetos serão selecionados em processo de chamadas públicas e as formas de financiamento ou de recursos ainda não foram definidos, mas podem vir diretamente do ministério, de secretarias estaduais ou municipais e ainda de empresas interessadas em associar a imagem à própria marca.

Quanto ao projeto em si não existe nenhuma restrição para a mídia a ser utilizada e no que diz respeito aos encargos financeiros, não há menção a teto de custo do projeto. A explicação é de que ainda estão em fase de análise do material antes de tomar uma decisão a respeito de planos e custos, e aqueles que concorreram na primeira etapa podem vir a ser convidados a adaptarem sua ideia a algo mais enquadrado com a futura ideia.

Quem estiver interessado pode consultar mais informações referentes ao chamado público no site do Ministério do Esporte. Neste link constam o documento de inscrição – que deve ser preenchido até o fim de outubro – e outras orientações pertinentes.

Top