Bolsas de estudos para formação na França 2012

Élida Santos 26/04/2016 Educação


Até o dia 6 de janeiro de 2012, os interessados em realizar um doutorado ou pós-graduação na França devem se candidatar a uma bolsa de estudos por meio do site http://www.egide.asso.fr/eiffel e o site do IFESP. O projeto é uma parceria do Ministério das Relações Exteriores da França (Maee) com países considerados emergentes, como o Brasil.

O programa de bolsa de excelência foi lançado em 1999, pelo Ministério das Relações Exteriores da França e tem como objetivo promover intercâmbios de estudantes estrangeiros, escolas e universidades francesas, ou seja, o órgão Francês ajuda esses jovens financeiramente para a realização de  pós-graduação ou doutorado em co-tutela ou em co-direção.

O projeto é realizado para o benefício de estudantes que vivem em países considerados emergente, como por exemplo, Ásia, Europa do Leste, América Latina, Oriente Médio, e os novos estados membros da União Européia, os primeiros destinatários desse programa. No caso de estudantes que queiram realizar doutorado na França, o projeto abrange todos os países do mundo que sejam industrializados.

Para se inscrever no programa é necessário ter até 30 anos, no caso das pessoas que queiram realizar uma pós-graduação na França e menos de 35, se a pessoa pretender cursar um doutorado. O processo de seleção de pós-graduação e doutorado acontece durante o mesmo período.

O estudante que for beneficiado com o projeto receberá, para uma pós-graduação, uma bolsa de 1181 € mensais e durante o tempo total da formação, ou seja, até 24 meses para M1 (primeiro ano do curso de pós-graduação) e por 12 meses para o M2 (segundo ano do curso de pós-graduação). Já os estudantes de doutorado receberão 1400 €, que devem financiar os 10 meses de doutorado na França. Cerca de 400 estudantes devem ser beneficiados em cada modalidade de bolsa.

Bolsa de estudos para angolanos

A embaixada francesa junto com o Instituto Nacional de Bolsas de Estudos (Inabe) beneficiará cerca de 40 angolanos, com bolsas de estudos fornecidas para estudantes que residam no país e pretendam ter um curso de formações na França. A vantagem foi anunciada durante a Feira de Amostras do Sistema Educativo (EducaAngola), que aconteceu no dia 12 de novembro.

Segundo o embaixador da França em Angola, Philippe Makany, as oportunidades de estudo na França serão para as áreas de formação exatas, de ciências de engenharia e medicina. Os estudantes poderão cursar mestrado, doutorado ou especializações nessas áreas.

Cerca de 17 pessoas estão atualmente cursando alguma especialização na França, por meio desse projeto que é uma parceria entre o Ministério do Ensino Superior da Angola e a França. No ano passado (2010), cerca de 20 estudantes foram selecionados para realizarem cursos na França.

O programa de bolsas faz com que os estudantes conquistem um diploma que permita uma inclusão no mercado de trabalho rápida e eficiente. Os angolanos vão para a França e realizam cursos em institutos universitários de tecnologia, que são integrados em universidades francesas.

Para se candidatar a uma das bolsa disponíveis, o candidato deverá apresentar até o dia 2 de janeiro de 2012, no Inabe, o documento de certificação do ensino médio, diploma de língua inglesa e francesa, carta de motivação, cópia do BI e devem ter no máximo 22 anos de idade.

 

Outros artigos

Cupom Desconto Americanas Março 2010

10/03/2010

Cupom Desconto Americanas Março 2010

As Lojas Americanas não para de inovar a sua proposta no comércio brasileiro, agora ela está aproveitando o sucesso das vendas virtuais para aderir o cupom de co...

Brinquedos Apropriados para cada Idade

28/06/2016

Brinquedos Apropriados para cada Idade

  As crianças adoram brincar, mas nem todos os brinquedos são apropriados para todas as idades das crianças. Os brinquedos devem estimular, pois ao mesmo tem...

Como Montar Cubo Mágico, Dicas

29/03/2011

Como Montar Cubo Mágico, Dicas

Montar um cubo mágico é mais complicado do que se imagina, especialmente para quem não tem experiência, mas certamente é um brinquedo em que envolve o racio...