Boliviano de 123 anos pode ser a pessoa mais velha do mundo

Um boliviano de 123 anos pode obter o título de ‘pessoa mais velha do mundo’ no Guiness Book. A informação é do Serviço de…

Um boliviano de 123 anos pode obter o título de ‘pessoa mais velha do mundo’ no Guiness Book. A informação é do Serviço de Registro Cívico de La Paz.

O homem mais velho do mundo se chama Carmelo Flores Laura. (Foto:Divulgação)

O novo homem mais velho do mundo

O ancião se chama Carmelo Flores Laura e mora em um povoado andino da Bolívia, que fica próximo ao Lago Titicaca. Ele nasceu em 16 de julho de 1890 e vive em condições bem difíceis, a mercê da pobreza.

O senhor Flores trabalha como pastor de gados e ovelhas. Ele tem descendência indígena e acredita que a longevidade é resultado de suas caminhadas. “Eu ando muito, e isso é tudo. Eu saio com os animais”, declarou.

Carmelo Flores Laura teve três filhos, mas apenas um deles é vivo. Sua família ainda é composta por 40 netos e 19 bisnetos. A esposa do boliviano morreu há 10 anos.

O boliviano vive em condições difíceis, mas ainda é ativo. (Foto:Divulgação)

O homem que pode obter o título de ‘mais velho do mundo’ vive em um lugar isolado, é analfabeto, realiza diversas atividades sem a ajuda de ninguém e não precisa de bengala para fazer as suas caminhadas. Sua casa é uma cabana com teto de palha e piso de terra. Somente há três anos ele começou a ter acesso ao banheiro e a eletricidade.

Durante toda a sua vida, Carmelo consumiu alimentos naturais, cultivados ao pé das montanhas nevadas. Ele bebe a água que desce a cordilheira. Em entrevista a uma rede de TV, o boliviano disse: “Antes não tinha cereal moído, nem macarrão, preparava alimento de cevada, e comia carne de gambá”.

De acordo com os registros do SEGIP (Serviço Geral de Identificação Pessoal), os documentos de Carmelo Flores Laura são oficiais e ele tem realmente 123 anos de idade. Se a informação estiver correta, será iniciado o processo para incluir o boliviano no livro dos recordes.

Leia Também:  Casa da Barbie será construída na Alemanha

O Governo de La Paz anunciou que vai ajudar o ‘homem mais velho do mundo’ para melhorar as condições de vida dele. Atualmente, Carmelo é muito pobre e vive com o único filho ainda vivo.

Carmelo nasceu em 16 de julho de 1890. (Foto:Divulgação)

O recorde de ‘pessoa mais velha do mundo’

Atualmente, o recorde de pessoa mais velha do mundo pertence à japonesa Misao Okawa, de 115 anos. A anciã herdou o título de Jiroemon Kimura, um aposentado japonês que morreu aos 116 anos.

Se o Guiness Book reconhecer os 123 anos de idade de Carmelo Flores Laura, o boliviano vai bater vários recordes. Além de assumir o título de ‘pessoa mais velha do mundo ainda com vida’, ele também vai superar a ‘pessoa que mais tempo viveu em toda a história’, ou seja, a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos.

Tal como Carmelo Flores Laura , Jeanne Calment foi uma pessoa ativa durante toda a vida. Até os 85 anos ela praticava esportes. Aos 100, ainda andava de bicicleta e tinha o hábito de fumar cigarro.

Top