quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 17:40:13
MundodasTribos

O Bloqueio cautelar do Pix foi desenvolvido pelo Banco Central (BC) para maior segurança de seus usuários. Com ela, a própria instituição consegue suspender contas e quantias em dinheiro que estejam sob suspeita de fraude. O objetivo é manter atividades via Pix cada vez mais seguras e diminuir significativamente as tentativas de golpes contra seus usuários.

Conheça mais sobre o Bloqueio cautelar do Pix a seguir.

O que este artigo aborda:

Bloqueio cautelar do PIX: descubra o que é

Para diminuir as tentativas de fraudes, o Banco Central criou a ferramenta de Bloqueio cautelar do Pix, que tem o objetivo de reforçar a segurança com a incorporação de mais uma camada de análise automática. O Bloqueio cautelar do Pix é capaz de bloquear contas e transações por até 3 dias para que uma investigação mais profunda seja realizada.

Bloqueio cautelar do PIX descubra o que é

Fonte/Reprodução: original

Quando um usuário tem sua transação em Bloqueio cautelar do Pix, ele recebe uma notificação no aplicativo do banco que realizou a transferência de valores. Algumas instituições reforçam a comunicação com um e-mail. Caso a análise constate que não há irregularidades com a transação, o valor é novamente liberado para a conta destino.

Agora, se a análise demonstra alguma irregularidade com a transação, o dinheiro retorna imediatamente para a conta de origem com o Bloqueio cautelar do Pix. De acordo com o BC, as transações entram no Bloqueio cautelar do Pix quando há suspeitas de operações fraudulentas, movimentações que não fazem parte da vida financeira do usuário, transações de grandes valores e também quando há um pagamento para uma conta destino enganosa.

Mecanismo Especial de Devolução: como realmente funciona?

Também conhecido como MED,o Mecanismo Especial de Devolução é uma ferramenta que trabalha quando a suspeita de fraude é de fato reconhecida. Esse mecanismo pode ocorrer quando a instituição reconhece a fraude ou o próprio usuário.

Assim, com o Mecanismo Especial de Devolução ativo, o banco de origem da transação poderá realizar o pedido de uma devolução ao banco que o dinheiro foi enviado. Quando isso acontece, o dinheiro deve retornar a conta de origem em até 24 horas após o requerimento de devolução.

Essa nova ferramenta foi desenvolvida para facilitar ainda mais os usuários do Pix. Antes dela, a devolução de valores demoravam dias. Agora, por conta do Mecanismo Especial de Devolução, é possível ter seu dinheiro novamente em apenas algumas horas e com um procedimento facilitado.

Quando pode acontecer a ativação?

O MED é ativado imediatamente quando há uma suspeita de fraude em uma transação ou quando há falhas operacionais no sistema do próprio banco. Porém, é importante enfatizar que esse serviço não é ativado quando um usuário faz um Pix por engano. Isso porque, o MED não foi desenvolvido para reversão de pagamentos, mas sim para atuar em casos de fraudes e erros operacionais.

Assim como o Bloqueio cautelar do Pix, quando o MED é acionado, o usuário é imediatamente notificado por SMS e e-mail.

O que deve fazer se acontecer o bloqueio cautelar do Pix?

Transações que são pausadas pelo Bloqueio cautelar do Pix são liberadas dentro do período de 72 horas. Caso isso aconteça, é importante aguardar o período proposto, pois a movimentação estará em uma análise maior para garantir maior segurança.

O que deve fazer se acontecer o bloqueio cautelar do Pix

Fonte/Reprodução: original

Assim que a análise é feita, o dinheiro será enviado imediatamente para a conta destino e assim a transação será concluída. Além disso, é preciso destacar que apenas o valor da transação em Bloqueio cautelar do Pix é congelado. Sendo assim, o usuário pode continuar com as movimentações normalmente até que o problema seja resolvido.

Como funciona a segurança do PIX

Desde sempre, o Pix é considerado pelo BC uma ferramenta de extrema segurança. Além desses novos mecanismos, ele também conta com uma eficiente autenticação de usuários e informações criptografadas pela Rede do Sistema Financeiro Nacional.

Suas novas medidas de segurança foram criadas unicamente para garantir ainda mais proteção de todas as transações realizadas pela plataforma e melhorar a qualidade e rapidez dos serviços realizados

O conteúdo "Bloqueio cautelar do PIX: descubra o que é!" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Fotos do Peugeot crossover 3008

Fotos do Peugeot crossover 3008

EUA abrem diversas vagas para brasileiros

EUA abrem diversas vagas para brasileiros

Curso de Manutenção de Celular Grátis

Curso de Manutenção de Celular Grátis

Novo Renault Fluence GT Line preços e fotos

Novo Renault Fluence GT Line preços e fotos

Assistência técnica HP Recife: telefones, endereços

Assistência técnica HP Recife: telefones, endereços

Dores crônicas de cabeça: como reconhecer, tratamento

Dores crônicas de cabeça: como reconhecer, tratamento