sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 - 03/02/2023 11:44:17
MundodasTribos

Benefícios flexíveis | A pandemia da Covid-19, a flexibilização das leis trabalhistas e as mudanças no comportamento da sociedade trouxeram a necessidade de adaptação por parte das empresas, independente do porte ou da atividade que exercem. Assim, novas formas de trabalho foram criadas e passaram a demandar novos modelos de gestão. Nesse contexto, os benefícios flexíveis têm se mostrado ferramentas úteis para empresas e colaboradores.

Ao longo de 2020, a rotina das empresas foi modificada em virtude da pandemia. No Brasil, cerca de 8,2 milhões de profissionais passaram a trabalhar em home office, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgado em julho de 2021.

O tele trabalho foi incluído na legislação nacional em 2017, por meio da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/17), mas ganhou força no ano passado, diante da necessidade do isolamento social para conter a disseminação da Covid-19. 

Desde então, muitas empresas desfizeram-se de suas sedes e adotaram de vez o trabalho remoto, tendência que deve continuar mesmo no pós-pandemia, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A publicação, feita em novembro de 2020, apontou que a adoção do home office no Brasil deve crescer 30% após o controle da situação sanitária. 

Paralelamente, também foram observadas mudanças no comportamento da sociedade. Com as pessoas confinadas em casa, as prioridades de consumo, lazer e entretenimento foram alteradas. Além disso, houve uma maior preocupação com a saúde física e mental. Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, em 2021, revelou que 57% dos brasileiros pretendem cuidar mais da saúde e do bem-estar.

O que este artigo aborda:

Um novo olhar sobre os negócios e as equipes para os benefícios flexíveis

Essa nova realidade do benefícios flexíveis tem exigido um olhar diferente sobre os negócios e as equipes. Gestores de pequenas, médias e grandes empresas têm buscado caminhos para manter a participação, a motivação e a produtividade da equipe, mesmo à distância.

Os benefícios, que sempre foram importantes ferramentas estratégicas para aumentar a satisfação dos trabalhadores, vêm sendo utilizados sob essa nova perspectiva dos gestores. A oferta de cartão pré-pago de benefícios tem se popularizado, permitindo mais flexibilidade aos colaboradores e praticidade às empresas.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o número de transações feitas pelos brasileiros com algum tipo de cartão pré-pago no primeiro semestre deste ano mais do que triplicou em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando ao total de 960 milhões. Em cifras, essas operações corresponderam a R$ 41,8 bilhões.

No caso do cartão pré-pago de benefícios, a maior adesão pode ser explicada pelas vantagens oferecidas: os colaboradores têm a oportunidade de escolher a melhor forma de usar o recurso, organizando as compras de acordo com o valor disponível e as suas prioridades. A personalização contribui para aumentar a motivação da equipe.

Para as empresas, o cartão assegura maior facilidade e praticidade na administração dos recursos e na prestação de contas, o que descomplica o trabalho dos gestores. Além disso, há as vantagens competitivas como aumento da atração e da retenção de talentos, da motivação da equipe e, consequentemente, da produtividade.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Wagner Santos

Profissional de SEO e link builder com mais de 6 anos de experiência, testes e projetos como a Revista de Marketing, SEO Wagner santos e outros, sempre focando e posicionar melhor sites nos mecanismos de pesquisa.

1

Pode ser do seu interesse

Médicos são denunciados pelo MP por erros em transplantes

Médicos são denunciados pelo MP por erros em transplantes

Pet Shop Online, Lojas

Pet Shop Online, Lojas

Honda Biz 2011, Preços e Fotos

Honda Biz 2011, Preços e Fotos

Aprender francês online MEC 2013

Aprender francês online MEC 2013

O que acontece se eu perder o meu Título de Eleitor?

O que acontece se eu perder o meu Título de Eleitor?

Financiamentos Itaú Uniclass

Financiamentos Itaú Uniclass