Bajuladores – como lidar

Toda empresa tem pelo menos um bajulador, mais conhecido como ‘puxa-saco’. Esse tipo de pessoa é inconveniente, pois ela usa todas as suas armas…

Os bajuladores são comuns em todas as empresas (Foto: Divulgação)

Toda empresa tem pelo menos um bajulador, mais conhecido como ‘puxa-saco’. Esse tipo de pessoa é inconveniente, pois ela usa todas as suas armas para agradar o chefe, podendo ser até perigosa para quem for mais competente e se destacar mais que ela. O bajulador costuma chegar antes do chefe e só vai embora quando o chefe também vai. Além do mais, faz tudo que o seu superior manda sem reclamar e vai correndo mostrar o seu serviço, esperando por um elogio. Essas pessoas acabam sendo insuportáveis, então, saiba como lidar com bajuladores.

Há dois tipos de puxa-sacos. O primeiro é aquele que tenta esconder a sua incompetência atrás das bajulações e tem até comportamento infantil. Ele geralmente é aquele que compra o bolo do aniversário do chefe, puxando o coro do “parabéns”, elogiando as roupas e os sucessos dele. Sendo assim, ele é conhecido como pegajoso, sendo capaz até de estender o seu paletó no chão para que o seu chefe passe em cima.

O segundo tipo é mais perigoso, pois ele é competente e está em busca de ser promovido no futuro ou até de ocupar a posição de chefe. Então, ele pode destruir todos que aparecerem em seu caminho para conseguir o que ele quer.

Como o bajulador é muito próximo do chefe, cuidado para não pisar no ‘calo’ dele, pois ele poderá usar essa intimidade para prejudicá-lo. Portanto, fique longe dele, porque ele poderá acabar com a sua carreira.

O chefe geralmente acredita no puxa-saco porque ele demonstra ser confiável. Por isso, não adianta você falar mal dele para o seu superior, porque vai parecer que você é um invejoso. Então, se você souber de algo errado que ele fez, fique no seu canto, pois um dia, as suas falhas aparecerão e o seu chefe verá com os próprios olhos.

Cuidado com os bajuladores, pois eles podem acabar com a sua carreira na empresa (Foto: Divulgação)

Desse modo, o melhor a fazer para lidar com o puxa-saco é tratá-lo bem, mas sem muita intimidade, pois um dia, ele poderá ser o seu chefe ou ter um cargo mais alto que o seu, graças à sua determinação de bajular o superior. Portanto, seja forte e tenha muito autodomínio para encará-lo todos os dias com “cara de paisagem”.

Leia Também:  Surpresas românticas - dicas

Os puxa-sacos estão presentes em todas as empresas porque são pessoas que pretendem melhorar de vida através de bajulações ao chefe, ou seja, por meio de um caminho mais fácil. Portanto, é preciso aprender a lidar com eles para não ficar nervoso e bravo, afinal, você depende do seu emprego para viver.

Top