Aprenda como fazer pintura decorativa craquelada

Para deixar os seus móveis, caixas e baús com efeito envelhecido e rachado, ou seja, craquelado, é preciso um pouco de paciência. Porém, se…

Por Editorial MDT em 31/10/2011

Para deixar os seus móveis, caixas e baús com efeito envelhecido e rachado, ou seja, craquelado, é preciso um pouco de paciência. Porém, se você gosta de artesanato e pretende fazer uma decoração mais rústica em casa ou até mesmo vender esses objetos, aprenda como fazer pintura decorativa craquelada. Você pode usar várias cores para fazê-la e pode utilizá-la em vários estilos de móveis. O efeito é muito bonito e sofisticado.

Para começar, separe os materiais necessários: fundo nivelador, tinta látex PVA, tinta acrílica ou tingidor de madeira, água, tinta óleo ou esmalte de diversas cores, cera líquida, secador de cabelo, verniz copal ou marítimo, querosene, estopa, trincha de duas polegadas, esponja macia e pincel grosso.

Para escurecer a madeira, utilize o tingidor de madeira ou a tinta acrílica, passando-os no sentido dos veios da madeira com uma esponja. Então, espere por 2 horas até que  seque.

O próximo produto a ser usado é o verniz, que deve ser passado com um pincel grosso no sentido oposto ao do tingidor de madeira. Aguarde “puxar” por aproximadamente 5 minutos.

Em uma tigela, prepare a mistura da tinta látex, colocando 10% de água nela. Com a trincha, passe a tinta látex sobre o verniz em linhas um pouco tortas, deixando, propositalmente, espaços sem pintar. Em seguida, seque-a com o secador de cabelo. Então, a tinta começará a quebrar, criando o efeito craquelado. Deixe a peça descansar por 4 horas, até que a tinta fique totalmente seca.

Em seguida, prepare o glazer, usando uma tigela para cada cor. Para prepará-lo, use um pouco de tinta a óleo e um pouco de querosene, para diluí-la e evitar que fique pastosa. Para manusear esse produto, sempre use luvas de plástico para proteger as suas mãos, pois ele é muito forte. Molhe um pedaço de estopa no glazer e passe-o sobre a peça, fazendo a mistura que você quiser. Assim, ela ganhará um multicolorido especial e diferente. O glazer demora 48 horas para secar.

Agora, passe a cera líquida incolor sobre a peça no sentido dos veios da madeira, com pedaços de estopa para dar-lhe brilho. Pronto, o seu móvel está craquelado e pronto para enfeitar a sua sala, quarto ou jardim. Para quem preferir, pode fazer várias peças e colocá-las à venda que, certamente, serão ótimas fontes de renda.

Se você pretende decorar a sua casa com objetos rústicos e tem o dom artístico, revista as suas peças de madeira com a pintura decorativa craquelada.

Assista ao vídeo abaixo para ver como fazer a pintura craquelada:

Top