Farinhas de frutas: quais são as principais

As frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, e, sendo assim, são alimentos essenciais no nosso dia a dia. Tanto é que a…

Por Editorial MDT em 09/08/2012

As frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, e, sendo assim, são alimentos essenciais no nosso dia a dia. Tanto é que a OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselha a ingestão de quatro porções de frutas e verduras ao dia. No entanto, em muitos casos, os benefícios ficam mais concentrados na casca do que na fruta em si. Então como aproveitar todos os benefícios?

Confira: Farinha de frutas: benefícios para a saúde, como consumir

Não convém comer a casca de laranja e banana por mais vitaminas, minerais e fibras que proporcionam. É por isso que existem as farinhas de frutas, que são as cascas de frutas fragmentadas. E cada casca uma proporciona um benefícios diferente. Confira as principais farinhas de frutas:

Farinha de uva vermelha

Segundo nutricionistas, o ideal é ingerir de 2 a 3 colheres por dia de farinha de frutas. (Foto Divulgação)

É um antioxidante natural que impede problemas vasculares e cardíacos por conter resveratrol. O ingrediente também ajuda a atenuar as percentagens do mau colesterol.

Farinha de banana

A farinha de banana, por exemplo, pode ser misturada com alimentos salgados. (Foto Divulgação)

É rica em fibras de amido conservado, que ajuda na perda de peso e no bom desempenho do organismo. É ótima para diabéticos, porque controla a velocidade de entrada dos carboidratos.

Farinha de maracujá

Também é possível fazer um mix de farinhas e combinar com o alimento de sua escolha. (Foto Divulgação)

Possui pectina que dificulta a entrada de gorduras pelo intestino e, consequentemente, ajuda na perda de peso e na redução do mau colesterol.

Farinha de laranja

As farinhas de frutas podem ser compradas em lojas de produtos naturais ou também ser trituradas em casa. (Foto Divulgação)

Além de ser rica em pectina e fibras naturais ainda reduz o apetite, regula o desempenho do intestino, colabora para a diminuição do colesterol e ainda acelera o metabolismo.

Farinha de maça

A farinha de maçã pode ser combinada com alimentos doces. (Foto Divulgação)

É rica em pectina e tem ação de saciedade.  Reduz a incidência de problemas cardíacos e colesterol. Possui ácido málico, que reduz dores articulares e ainda o pH do sangue.

Veja mais: Melhores farinhas emagrecedoras

Conforme nutricionistas, o ideal é ingerir de 2 a 3 colheres por dia de farinha de frutas, porém de forma contida para evitar problemas intestinais, já que possui bastante fibras. Dica:  É conveniente combinar o ingrediente com leite, suco, iogurte, salada e até feijão e sopas.

A farinha de banana, por exemplo, combina com alimentos salgados e a de maçã com alimentos doces. No entanto, tudo depende do gosto do indivíduo. Também é possível fazer um mix de farinhas e combinar com o alimento de sua escolha.

Leia também: Farinhas funcionais: o que são, benefícios

As farinhas de frutas podem ser compradas em lojas de produtos naturais ou também ser trituradas em casa. Para isso, é preciso antes, higienizar a casca, colocar para assar um forno baixo por 30 a 40 minutos e depois bater bem no liquidificador.

Top