Aprenda a transformar a varanda em jardim

Atualmente, os espaços estão cada vez menores, tanto em casas quanto em apartamentos. Sendo assim, poucos têm o privilégio de ter uma varanda para…

Por Editorial MDT em 28/10/2011

Atualmente, os espaços estão cada vez menores, tanto em casas quanto em apartamentos. Sendo assim, poucos têm o privilégio de ter uma varanda para apreciar a brisa no verão brasileiro ou para admirar a paisagem da cidade. Porém, quem tem essa vantagem, raramente utiliza esse espaço para deixá-lo mais bonito por falta de tempo ou por não se interessar por decoração. No entanto, se você tem o privilégio de ter esse espaço, por menor que seja, aprenda a transformar a sua varanda em um lindo jardim.

Em primeiro lugar, é preciso conhecer um pouco sobre plantas, pois elas devem ser escolhidas de acordo com o clima da sua casa ou apartamento. Verifique a incidência de sol, vento e chuva no local e dirija-se à uma casa de jardinagem para saber quais são as melhores plantas para a sua varanda. Você pode optar por comprar apenas folhagens, mas se quiser deixar o ambiente mais alegre, escolha também algumas flores.

Para transformar a sua varanda em jardim, é interessante que o ambiente ganhe um aspecto rústico, já que as plantas trazem essa característica. Em uma loja de materiais de construção, compre um pedaço de manta drenante, placas de deck e pedriscos. Para proteger o ralo dos pedriscos que possam entrar na tubulação, coloque o pedaço da manta sobre ele. Depois, encaixe as placas de deck no centro da varanda, deixando uma moldura de aproximadamente 30 cm. Por último, cubra a moldura com os pedriscos, que podem ter vários tamanhos e cores. Vasos e estantes de madeira ficam perfeitos nesse espaço, e ela pode ser de diversas cores, tamanhos e espessuras. Nas paredes, também podem ser colocadas plantas trepadeiras para cobrirem todo esse espaço de verde. Esse é um modo de respirar um pouco de ar puro em meio à cidade.

Para ter temperos naturais na sua cozinha, nada melhor que ter a sua própria plantação. O jardim na varanda dessa casa foi criado para deixar o ambiente mais leve e simpático com uma parede de bambu em que foram instalados vasos de madeira com os nomes das ervas escritos com letras coloridas. A escrivaninha com pequenos vasos de flores serve horas de estudos ao ar livre, que se tornam mais prazerosas com a brisa batendo no cabelo.

Agora, se você prefere um jardim mais moderno na sua varanda, opte por retirar apenas alguns pisos para forrá-los com grama e, sobre ela, coloque vasos de concreto com plantas que combinem com o ambiente. Nos cantos da varanda, acomode mais vasos grandes com plantas maiores para dar o aspecto natural ao espaço. Para descansar, deliciosas cadeiras devem ser posicionadas em direção à paisagem.

Nada melhor que ter um pedacinho de natureza em sua casa ou apartamento quando o mundo está se transformando em uma “selva de pedras”. Além de deixarem o ambiente mais bonito, as plantas favorecem o bom humor, a alegria e a paz. Por isso, transforme a sua varanda em jardim.

 

 

Top