sábado, 20 de agosto de 2022 - 20/08/2022 02:24:26
MundodasTribos

Brincadeirinhas de mau gosto na escola, feita pelos coleguinhas, brigas em casa, agressões físicas ou verbais por parte de pais, irmãos ou parentes, perda de pessoas queridas e outras infinitas situações, marcas profundas no coração e na mente da criança. Cada ser humano sente o mundo do seu jeito, de acordo com as suas emoções e com o seu olhar. A forma como cada um se relaciona com os outros não é algo completamente ensinado, o indivíduo  toma posições por si só, em muitas ocasiões .

Guardar lembranças desagradáveis, podem causar comportamentos de solidão, tristeza, submissão, raiva e vergonha. Muitos pequenos não conseguem ou não sabem lidar com esses sentimentos. Os pais, às vezes,  não percebem as mudanças comportamentais dos filhos e, por este motivo, não tomam providência, o que poderá prejudicá-lo quando adulto. Para evitar isso, aprenda a lidar com os traumas das crianças.

Antes de mais nada, é importante saber exatamente o que é um trauma. Ao contrário do que o senso comum pensa, trauma não é um tipo de reação que alguém tem, em relação a uma situação, na verdade, o trauma é o fato, a ocasião, que tocou o indivíduo e fez com que ele tomasse uma posição, até então não tomada. Por exemplo, é comum dizer que pessoas que viram pais brigando na infância, carregam um “trauma” de brigas ou da figura masculina ou feminina pelo resto da vida. O trauma foi a briga e não a reação constante da pessoa perante a lembrança das discussões.

Aprender a lidar com essas situações nas crianças, é entender, primeiramente, o que levou o pequeno a ter determinado comportamento, quando a lembrança de algo acontece. Por isso, os pais devem incentivá-las a falar o que houve, para estarem agindo daquela maneira. Quando possível, é indicado iniciar uma terapia. No entanto, os responsáveis têm o costume de achar que o problema ou a culpa é deles e levam muito tempo com esse fardo. Como conseqüência, não tocam no assunto ou pior ainda, não motivam a criança a desabafar, porque acham que ela deve ser poupada do caso. Dessa forma, o silêncio de todas as partes e  o  jeito de lidar com algumas situações por parte da criança, permanece ou agrava-se.

O conteúdo "Aprenda a lidar com os traumas das crianças" foi feito por Redacao e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em . Conteúdo atualizado em .

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Novo parque de Harry Potter será construído em Los Angeles

Novo parque de Harry Potter será construído em Los Angeles

Pacotes Réveillon Machu Picchu, Peru 2015

Pacotes Réveillon Machu Picchu, Peru 2015

Alimentação pela mamadeira eleva risco de obesidade infantil

Alimentação pela mamadeira eleva risco de obesidade infantil

Leite condensado caseiro – Receita

Leite condensado caseiro – Receita

Aprenda a Fazer Penteados com Babyliss

Aprenda a Fazer Penteados com Babyliss

Dicas para usar short saia assimétrico

Dicas para usar short saia assimétrico