Alimentos que melhoram a imunidade

Alguns indivíduos apresentam infecções recorrentes e podem estar com a imunidade baixa. A melhor forma de ter uma saúde de ferro é apostar em…

Alguns indivíduos apresentam infecções recorrentes e podem estar com a imunidade baixa. A melhor forma de ter uma saúde de ferro é apostar em uma alimentação saudável e equilibrada, composta pelos ingredientes certos. Os alimentos devem ser ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. Conheça os alimentos que melhoram a imunidade.

As frutas cítricas são ricas em propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. (Foto: divulgação)

Obtendo uma alimentação saudável e equilibrada

De acordo com especialistas, a melhor forma de atingir uma imunidade adequada, é através de uma alimentação saudável. O ideal é que as refeições sejam compostas de frutas e vegetais. Para obter os benefícios, o consumo desses alimentos deve ser de cinco porções por dia, incluindo três frutas e dois vegetais. Confira abaixo alguns exemplos de alimentos que ajudam a melhorar a imunidade.

  • Frutas cítricas – entre os exemplos estão a laranja, a acerola, o kiwi e o tomate. Além desses, podemos citar o brócolis, a couve e o pimentão verde. Todos esses exemplos são ricos em vitamina C e propriedades antioxidantes que colaboram com o aumento da resistência do organismo.
  • Vegetais verdes – brócolis, couve e espinafre, além do feijão, do cogumelo e do fígado. Todos os alimentos são ricos em ácido fólico, um nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos que são responsáveis na defesa do organismo.
  • Alimentos ricos em zinco– entre os exemplos, podemos citar as carnes, os cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). Todos são compostos por zinco, um nutriente que combate o resfriado, a gripe e qualquer outra doença do sistema imunológico.

    Saiba como aumentar a imunidade através da alimentação. (Foto: divulgação)

  • Alimentos ricos em vitamina E – entre os exemplos, estão a noz moscada, as castanhas, a amêndoas e o óleo vegetal, como o girassol, o germen de trigo, o milho e a canola. Esse nutriente é benéfico, em especial, para os idosos, colaborando com a diminuição da atividade imunológica devido a idade.
  • Alimentos ricos em licopeno – o tomate é um alimento rico nesse nutriente e colabora com o combate de doenças cardiovasculares, removendo os radicais livres do organismo.
  • Alimentos ricos em ômega 3 – entre os exemplos estão o azeite e o salmão, auxiliando na manutenção da imunidade do corpo, por evitar as inflamações nas artérias.
  • Alimentos ricos em selênio– entre os exemplos estão a castanha do Pará e o cogumelo. Esse nutriente é um rico antioxidante que combate aos radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e facilitando a cicatrização do organismo.

    São diversos os alimentos que colaboram com a melhoria da defesa do organismo. (Foto: divulgação)

A melhor forma de aumentar a imunidade é através de uma alimentação saudável e equilibrada. Após conhecer alguns exemplos de alimentos ricos em nutrientes que colaboram com a manutenção do sistema imunológico (de defesa), basta adicioná-los à dieta e obter os benefícios.

Leia Também:  Truques de decoração para ampliar ambientes

Top