Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Aprenda a lidar com o vizinho barulhento

Aprenda a lidar com o vizinho barulhento

Você precisa acordar cedo todos os dias, porém, toda noite é a mesma coisa: som alto, cachorro latindo, gritaria e festas na vizinhança. Para quem mora em apartamento, ainda há um agravante: sempre tem aquela vizinha do andar de cima que, de manhã ou à noite, fica andando de um lado para o outro com o salto alto fazendo o “toc-toc” na nossa cabeça. Por isso, aprenda a lidar com o vizinho barulhento e tenha paz durante as noites.

Se o barulho persistir além das 10 horas da noite, você tem todo o direito de reclamar. Portanto, antes de arrumar confusão, tente conversar pacificamente com o barulhento. Bata na porta dele e peça para que ele tenha um pouco de respeito, já que você precisa acordar cedo. Além disso, já passaram das 22 horas e existe a Lei do Silêncio, que manda que não se faça barulho após esse horário.

Para quem mora em prédio ou em condomínio fechado, é mais fácil acabar com o barulho: basta falar com o síndico que ele se disporá a conversar com o vizinho barulhento. Entretanto, se ele continuar a fazer barulho, receberá uma multa no mês seguinte.

No entanto, se a conversa não resolver o seu problema, há meios legais para punir aquele vizinho que insiste em perturbar o seu sono e a sua tranquilidade após um dia agitado de trabalho. Para que você não fique mal com ele sozinho, combine com os outros vizinhos que certamente concordarão com o seu caso e juntos, dirijam-se à prefeitura, que tem uma legislação especial para o caso de poluição sonora.

Se o seu vizinho barulhento for um estabelecimento comercial, a situação fica mais fácil, pois o seu dono conhece a legislação vigente a respeito da poluição sonora. Em São Paulo, por exemplo, temos o Programa Psiu, que recebe e apura denúncias feitas por moradores contra estabelecimentos comerciais que passam dos limites pelo telefone 156 ou pelo site da prefeitura: www.prefeitura.sp.gov.br.

Entretanto, se na sua cidade não houver nenhum programa como esse, você pode se embasar nas leis federais para que o seu direito seja cumprido. De acordo com o Novo Código Civil, mais especificamente no artigo 1.337, apessoa que polui sonoramente a vizinhança pode receber uma multa de até 5 vezes o valor do seu condomínio. Mas se mesmo assim ela continuar a fazer barulho, o valor pode ser multiplicado por até 10 vezes.

Esses são alguns caminhos para lidar com o seu vizinho barulhento, portanto, se o seu vizinho persiste em atrapalhar as suas noites de descanso, comece a agir agora mesmo.

 

 

 

 

Recomendado para você
Bem Estar

Jardins para casas pequenas: dicas

Bem Estar

Clínica para dependentes químicos gratuita

Bem Estar

Clinomania: o que é, sintomas

Bem Estar

Ínguas: o que pode ser

Comentários
  1. Roberto disse:

    Olha pessoal, eu resolvi o meu problema usando do proprio veneno do vizinho perturbador, eu explico:

    Se ele te perturba com som alto, faça o mesmo com ele:

    Use um protetor auricular de silicone dos bons (custa no máximo 22 reais, eu acho) direcione as caixas do seu potente aparelho de som na direção dele com musicas que ele não gosta, sempre que esse vizinho barulhento estiver te incomodando. Deixe o seu som tocando até ele parar de ouvir o seu proprio som. Ele não vai ter outra saida. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *