Aplicativos de celular para economizar combustível

Em 2003 os carros flex chegaram no mercado nacional e os consumidores ganharam mais opções na hora do abastecimento, podendo utilizar gasolina ou etanol.…

Por Élida Santos em 27/03/2012

Aplicativos de celular ajudam na hora de abastecer (Foto: Divulgação)

Em 2003 os carros flex chegaram no mercado nacional e os consumidores ganharam mais opções na hora do abastecimento, podendo utilizar gasolina ou etanol. Porém, é bom fazer as contas para não escolher o combustível errado e acabar tendo prejuízo. A conta é bem simples: se o preço do álcool for inferior a 70% com relação a gasolina é vantajoso encher o tanque com essa substância. Porém, se o etanol passar dessa média de valor opte pela gasolina, isso porque ela faz com que o carro ande mais.

Mesmo sabendo o cálculo, os motoristas se esquecem de fazer na hora de abastecer. Alguns usam tabelas pré-definidas para saber quais combustíveis são mais rentáveis. E para os mais modernos a opção é aplicativos em seus smartphones. Se você faz parte desse grupo de pessoas que gostam de resolver tudo com tecnologia, veja os principais programas para esse tipo de telefone móvel:

Brasilflex 2.0 (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

1 – Brasilflex 2.0

O aplicativo gratuito não tem complicações. O usuário só precisa inserir o preço da gasolina e do etanol e o sistema já calcula e diz qual é o mais vantajoso no posto escolhido pela pessoa. O software, idealizado pelo Gol Mobile, também expõe quanto se gasta com o combustível selecionado a opção por quilômetro percorrido. Mas o aplicativo não se limita apenas a fazer contas e apesar de bem avaliado, alguns usuários reclamam que ele trava às vezes.

IDriverBR 1.0.1 (Foto: Divulgação)

2 – i DriverBR 1.0.1  

A criação de Eduardo Parucker custa US$ 0,99. Dono de uma interface simples, o aplicativo também aponta qual combustível é mais econômico e lista os postos de combustíveis em que o automóvel já abasteceu. Apesar de ser bastante utilizado, algumas funções do item deixam a desejar, como a exposição do Código de Trânsito Brasileiro. Quem seleciona essa opção lê a mensagem: “Se beber não dirija”.

3 – Álcool ou Gasolina, Chefia?

O app não tem segredo. O seu visual é prático, já que de um lado você coloca o custo da gasolina e do outro do etanol e o calculo é realizado. Outro ponto positivo do Álcool ou Gasolina, Chefia? É sua gratuidade.

Agora que você já sabe o nome de alguns dos principais aplicativos que te ajudam a economizar combustível, basta baixá-los no celular e não gastar nenhum centavo a mais.

Top