Animais que ficam com um único parceiro a vida toda

Não é mito a história de que existem animais que passam a vida inteira com o mesmo parceiro. A monogamia não é uma característica…

Não é mito a história de que existem animais que passam a vida inteira com o mesmo parceiro. A monogamia não é uma característica exclusiva dos humanos, que se relacionam apenas com um parceiro por vez, pelo menos na maioria dos casos.

Confira os animais que permanecem com um único par por toda a vida:

Arara

Esta ave forma parcerias com vínculos muito firmes, que geralmente duram até a morte de um deles. Durante toda a sua vida reprodutiva os casais permanecem juntos. Estes animais trocam carícias ao longo da vida, cuidam um do outro, limpam suas plumagens e durante o período reprodutivo o macho alimenta a fêmea.

Cisne

Estas aves de longos pescoços podem apresentar a plumagem de acordo com o local aonde vivem.  Estes animais constroem casais monogâmicos e ninhos onde as fêmeas chocam seus ovos. Contudo,  se a procriação não for bem sucedida, os casais podem se separar em busca de outros parceiros.

Castor

Este é um animal bastante peculiar, pois ele vive em comunidade junto com a sua família. Eles só procuram outro parceiro quando o atual morre. Enquanto isso não acontece, os castores costumam empreender suas obras de engenharia. Estes animais vivem com os membros que integram seu grupo familiar, formado pelo casal e os filhotes.

Ariranha

Esta espécie típica da America do Sul vive com sua família, com quem caçam, viajam, dormem e brincam juntos. A unidade familiar consiste basicamente no casal de adultos, que criam os filhotes com a ajuda dos primogênitos.

Corvo

Esta ave está presente em vários continentes através de variadas espécies. Ele é geralmente monogâmico e vive em bandos com uma hierarquia bem delimitada. Sua alimentação é variada e inclui restos de animais mortos.

Continuar Lendo  Caipirinha: Conheça os Vários Tipos do Drink

Lobo Cinzento

O Lobo Cinzento costuma andar em matilhas compostas por sua unidade familiar, que consiste no casal e seus filhotes. Ao contrário de outros predadores conhecidos, eles evitam andar sozinhos e durante o período do cio o casal de lobos procura a reclusão.  Com uma ninhada de em média seis lobinhos, a mãe conta com o primogênito para ajudá-la.

Gibão

O Gibão é um primata que vive em grupos que se ajudam e se protegem. Eles costumam formar casais fortes, que vivem nas copas das arvores junto com seus filhotes. Eles formam um pequeno grupo unido que raramente desce ao chão.

Coruja

Esta espécie forma casais com um laço bastante forte. Com uma comunicação muito produtiva, o macho canta para a fêmea que convive com ele por grande parte da vida. Sua prole costuma conter cerca de cinco animais, que durante os primeiros meses de vida são protegidos pelo pai.

Pinguim

Esta ave se une a seu par, o qual irá se reproduzir pelo resto da vida. Juntos o casal coopera na proteção do ovo e posteriormente na criação do filhote, que devido às difíceis condições climáticas do lugar torna-se necessária. Juntos, a família pinguim aumentam suas chances de sobreviver no gelo.

Top