Doenças associadas à hipertensão

A hipertensão ou pressão alta é um dos problemas mais comuns em nosso meio. De acordo com especialistas, mais de 70% da população é…

A hipertensão ou pressão alta é um dos problemas mais comuns em nosso meio. De acordo com especialistas, mais de 70% da população é portador de pressão alta e desses, quase 90% apresentam alguma consequência do problema. Conheça abaixo quais são as doenças associadas à hipertensão.

Conheça as doenças associadas à hipertensão. (Foto: divulgação)

Acometendo o coração

A doença arterial afeta de forma direta, as coronárias, artérias responsáveis em fornecer sangue ao coração. Quando o sangue não consegue fluir de livremente para o coração, o indivíduo pode sentir dor no peito, alterações do ritmo cardíaco ou mesmo, sofrer um ataque cardíaco. Por isso, pessoas que tenham pressão alta, estão mais propensas em desenvolver um ataque cardíaco, podendo, nesses casos, ser fatal.

Hipertensão X cérebro

São diversos os problemas que a pressão arterial elevada pode ocasionar ao cérebro. Entre eles, podemos citar o ataque isquêmico transitório que é ocasionado pela interrupção temporária do fornecimento de sangue ao cérebro. Além desse, também pode ocorrer o derrame cerebral o acidente vascular encefálico, em que as artérias do cérebro são totalmente bloqueadas, impedindo a passagem do fluxo sanguíneo.

A pressão alta está relacionada a diversas doenças do corpo. (Foto: divulgação)

Ocasionando a demência

A demência é uma doença do cérebro e que afeta diretamente o raciocínio, a fala, a memória, a visão e os movimentos do indivíduo. Em geral, ela e consequência do estreitamento e obstrução das artérias que fornecem sangue ao cérebro.

Os rins e a pressão alta

Os rins são responsáveis pela filtragem dos líquidos e dos resíduos do sangue e todo esse processo depende que os vasos sanguíneos estejam saudáveis. Dessa forma, a pressão arterial elevada prejudica os vasos sanguíneos dos rins e podem causar vários tipos de doenças renais. Um indivíduo que possui diabetes, em conjunto com o aumento da pressão arterial, pode desenvolver falência renal.

A pressão alta e a visão

Os vasos que abastecem os olhos são minúsculos e muito delicados. Por isso, eles podem ser facilmente danificados através do aumento da tensão arterial. As lesões podem levar a doenças denominadas neuropatia ótica ou retinopatia, entre outros problemas. A retinopatia causa hemorragias oculares, microaneurismas, edema do nervo ótico, visão turva ou mesmo, perda total da visão.

Os problemas cardíacos estão diretamente relacionados com a pressão alta. (Foto: divulgação)

A pressão alta é um problema grave e que ocasiona diversas consequências ao organismo do indivíduo. Após conhecer mais sobre as doenças associadas à hipertensão, é importante seguir o tratamento indicado pelo médico de forma adequada, para preveni-las.


Top