Android 4.0 poderá rodar em processadores de PCs

O recém-lançado sistema operacional móvel do Google Android 4.0 teve recentemente o seu código fonte disponibilizado gratuitamente para desenvolvedores. A partir de então, uma…

Por Redacao em 02/12/2011

Android 4.0 poderá rodar em processadores de computador

O recém-lançado sistema operacional móvel do Google Android 4.0 teve recentemente o seu código fonte disponibilizado gratuitamente para desenvolvedores. A partir de então, uma série de programadores se puseram diante dele para fazer as mais notáveis adaptações. Entre uma das mais curiosas e promissoras está a adaptação do Android 4.0 para processadores de arquitetura x86 (os populares 32-bit).

Ou seja, isso significa que o sistema operacional Android poderá rodar nos mesmos processadores que são utilizados nos computadores comuns. Atualmente, o sistema Android só funciona em processadores de arquitetura ARM (comum em aparelhos portáteis). Embora possuam uma grande eficiência, eles trabalham com um número de cálculos por segundo bastante limitado.

Não parece muito provável que computadores convencionais venham com uma versão do Android instalada. É muito mais coerente imaginarmos processadores de grande desempenho e grande eficiência rodando em gerações futuras de tablets.

Um bom exemplo disso são os Fusion da AMD. Tais hardwares unem processador e placa de vídeo em um único componente, resultando em uma grande economia de energia e em um grande desempenho. Levando em consideração que os tablets atuais não contam com placas gráficas dedicadas, equipamentos com processadores Fusion revolucionariam os gráficos dos dispositivos portáteis.

Top