Alterar dados bancários para restituição de IR

Muitos contribuintes mal pagam o imposto de renda e já querem saber a respeito da reinstituição. Para receber o dinheiro de volta da Receita…

Por Isabella Moretti em 11/01/2013

Muitos contribuintes mal pagam o imposto de renda e já querem saber a respeito da reinstituição. Para receber o dinheiro de volta da Receita Federal, é necessário cadastrar uma conta bancária e aguardar o nome aparecer em um dos lotes, liberados durante o ano vigente.

Muitos contribuintes acabam precisando alterar os dados bancários cadastrados na Receita. (Foto:Divulgação)

Como funciona a reinstituição de IR?

A reinstituição acontece quando as despesas não são contadas ao longo do período tributado, mas mesmo assim o contribuinte acaba pagando. Para corrigir isso, a Receita libera lotes de reinstituição, devolvendo o dinheiro que foi aplicado no imposto de renda.

O contribuinte só tem o direito de receber o seu dinheiro de volta quando fica comprovado que a quantia paga foi maior do que o conveniente e também pela qualidade dos seus rendimentos. Para que todos os brasileiros que pagam imposto de renda possam se organizar, a Receita Federal divulga todos os anos o calendário de pagamento das restituições do IR.

Saiba mais: Restituição do Imposto de Renda – Consulta IRPF Lotes

Reinstituição de IR: alteração de dados bancários?

Muitos contribuintes, por algum motivo, precisam alterar os dados bancários cadastrados na Receita Federal para conseguir receber o dinheiro da reinstituição. Eles podem fazer isso caso a conta vigente tenha sido encerrada para a abertura de uma nova.

Para fazer alteração de dados, o contribuinte pode aguardar a liberação da restituição ou retificar a declaração. (Foto:Divulgação)

Existem duas opções para alterar os dados bancários: o contribuinte pode aguardar a liberação da reinstituição para informar a nova conta ou retificar a sua declaração, alterando as informações bancárias para depósito.

Se o contribuinte escolher aguardar a liberação do lote, ele deve entrar em contato com a central de atendimento do Banco do Brasil pelos telefones: 4004-0001 (capitais, clientes BB), 0800-729-0001 (demais localidades, clientes BB) e 0800-729-0722 (capitais e demais localidades – clientes e não clientes BB). Também existe a possibilidade de ir até uma agência para fazer a alteração.

Ao retificar a declaração antes da reinstituição ser liberada, o contribuinte pode atrasar um pouco o seu pagamento. A Receita dá prioridade para quem declara imposto antes, mas quando uma alteração de dados é feita, a pessoa perde a sua posição e ‘entra na fila’ novamente.

No caso do contribuinte querer fazer as alterações bancárias sem necessariamente ter encerrado a sua conta antiga, ele terá que retificar a sua declaração já enviada e mudar os dados necessários. Na hora de alterar as informações, é importante ter ciência de que a Receita Federal não deposita na conta de terceiros.

Se a reinstituição for liberada e não creditar na conta, o contribuinte deve entrar em contato com o Banco do Brasil. (Foto:Divulgação)

Muitas vezes a reinstituição é até liberada, mas acaba não sendo creditada na conta. Neste tipo de situação, o contribuinte também deve procurar o Banco do Brasil.

Veja também: Último lote do Imposto de Renda 2012

Top