Alistamento militar 2013 datas, informações

Todos os jovens brasileiros do sexo masculino, quando completam 18 anos, têm a obrigatoriedade de se alistar no serviço militar, que compreende o exercício…

Todos os jovens brasileiros do sexo masculino, quando completam 18 anos, têm a obrigatoriedade de se alistar no serviço militar, que compreende o exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), responsáveis pela defesa nacional.

O alistamento militar é obrigatório para os jovens do sexo masculino, no ano em que completam 18 anos de idade (Foto: Divulgação)

Tal obrigatoriedade costuma ser motivo de muita polêmica e discussão, já que alguns jovens não têm vontade de servir às Forças Armadas mas acabam sendo forçados a isso, por conta da legislação. Por outro lado, é grande o número de jovens que aguardam com muita ansiedade pelo alistamento, pois têm o sonho de seguir na carreira militar.

Com relação às mulheres, elas estão dispensadas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela constituição, porém, podem servir de forma voluntária, caso queiram, tornando-se militares de carreira (nesse caso é preciso prestar concurso) ou temporárias.

Não deixe de ler: Alistamento militar: principais dúvidas

Datas de alistamento militar 2013

O prazo para o alistamento militar em 2013 vai do dia 1º de janeiro ao dia 31 de maio (Foto: Divulgação)

Para o alistamento militar 2013, as regras seguem o mesmo padrão que já vem sendo adotado há algum tempo, ou seja, os jovens do sexo masculino que completarão 18 anos de idade durante o ano de 2013, terão entre os dias 1º de janeiro e 31 de maio para comparecer à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da sua residência. Se o jovem estiver morando no exterior, deverá procurar as Embaixadas ou os Consulados brasileiros no país em que reside, para se alistar.

Leia Também:  Como Abrir Conta Poupança no HSBC

Na hora de se alistar, o jovem deve levar duas fotos 3×4 tiradas recentemente, carteira de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência. Caso possua algum problema de saúde ou deficiência, o candidato deve apresentar também os documentos que comprovem a situação.

Posteriormente, ele será convocado para comparecer ao processo de seleção, onde poderá ser liberado de servir às Forças Armadas, recebendo o certificado de reservista (certificado de dispensa) ou designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em uma organização militar da ativa, ser matriculado no Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR) ou em um Tiro de Guerra.

Saiba mais: 19 de abril – Dia do Exército Brasileiro

Outras informações sobre o alistamento militar 2013

Depois de se alistarem, os jovens podem ser dispensados ou designados para servirem às Forças Armadas (Foto: Divulgação)

No site www.exercito.gov.br, mais precisamente no link “Serviço Militar”, você pode conferir outras informações a respeito do alistamento militar 2013, além dos endereços das Juntas de Serviço Militar espalhadas por todo o Brasil.

Top