19 de abril: Dia do Exército Brasileiro

No dia 19 de abril é celebrado o Dia do Exército Brasileiro. A data se revela muito importante para refletir sobre o tipo de…

Por Isabella Moretti em 19/04/2012

O Exército Brasileiro contribuiu com a formação da história do país.

No dia 19 de abril é celebrado o Dia do Exército Brasileiro. A data se revela muito importante para refletir sobre o tipo de Força Armada no Brasil que desempenha o seu papel através da realização de missões terrestres. A ocasião também serve para prestar homenagens aos militares, que ao longo da história participaram de batalhas e contribuíram com a segurança do país.

Origem do Dia do Exército Brasileiro

A data na qual se comemora o dia do Exército é marcada pela primeira luta dos povos brasileiros, que ocorreu em 19 de abril de 1648, com o objetivo de conter a dominação holandesa no território. Nesta época, as tropas estrangeiras ocupavam a região Nordeste e defendiam o interesse da Holanda pela riqueza da produção açucareira.

A importância do Exército Brasileiro

Os jovens participam das missões do Exército.

O Exército Brasileiro foi fundado em 1822, ou seja, em consequência da independência do país. No entanto, as mobilizações em torno das guerras já aconteciam desde os tempos de colônia. Durante o Império os militares brasileiros também participaram de batalhas e formavam o Exército Imperial.

Com o passar do tempo, a forma de trabalho do Exército Brasileiro foi sendo modificada e até mesmo aprimorada. Entre 1808 e 1967, as tropas eram responsabilidade do Ministro de Guerra. Já no período de 1967 e 1999, o Ministro do Exército passou a ter controle sobre os militares. E, a partir de 1999, esta Força Armada passou a ser regida pelo Ministro da Defesa.

Além de se prepararem para conflitos, os recrutas também marcam presença em ações sociais.

Apesar de a atuação em guerras não ser uma realidade do Exército Brasileiro atual, é importante lembrar que no decorrer da história os membros da força participaram de batalhas muito importantes, incluindo Primeira e Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, os soldados participam de treinamentos visando o preparo em casos de conflitos.

Responsáveis pela segurança da pátria, os militares vigiam as fronteiras e agem contra os atos ilegais ou de violência. Em tempos de paz, eles também são responsáveis por outras atividades, tais como as campanhas sociais que levam assistência médica e alimentos para as regiões mais remotas do país.  O Exército Brasileiro também tem se destacado com a participação nas Forças Internacionais de Manutenção da Paz.

Todo cidadão brasileiro do sexo masculino tem obrigação de se apresentar ao serviço militar quando completa 18 anos, ou seja, deve participar do alistamento no município onde vive para ingressar ou não nas atividades do Exército. Popularmente conhecido como ‘tiro de guerra’, os jovens passam 12 meses fazendo treinamentos e se formam reservistas.

O Exército Brasileiro também se destaca com fortes estruturas educacionais de Ensino Superior no Brasil, como o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), entre outros.

 

Top