Alimentos ricos em magnésio

Conheça os alimentos ricos em magnésio. Esse mineral é fundamental para saúde, principalmente na vida de quem pratica exercícios físicos. Ele tem papel essencial…

Conheça os alimentos ricos em magnésio. Esse mineral é fundamental para saúde, principalmente na vida de quem pratica exercícios físicos. Ele tem papel essencial no relaxamento muscular, portanto, repara tendões e ligamentos.

Alimentos ricos em magnésio. (Foto Ilustrativa)

Alimentos ricos em magnésio. (Foto Ilustrativa)

Se você está querendo elaborar um cardápio saudável, então não se esqueça de incluir fontes de magnésio nas refeições. O nutriente ajuda a prevenir uma série de doenças e participa de mais de 300 reações bioquímicas no corpo humano.

Leia mais: Dieta do magnésio: benefícios, cardápio, saiba mais

Alimentos ricos em magnésio

O magnésio é um nutriente muito importante para o funcionamento do organismo. Ele melhora o desempenho físico, controla diabetes, previne osteoporose, ativa o sistema nervoso, melhora a concentração, combate a ansiedade, entre outros benefícios. Para suprir as necessidades do corpo, uma pessoa precisa consumir 400mg de magnésio por dia.

Selecionamos alguns alimentos ricos em magnésio. Confira:

Sementes de abóbora

Se você está em busca de boas fontes de magnésio, então aposte no consumo de sementes de abóbora. Uma porção de meia xícara desse alimento tem 369mg do mineral. O consumo também é altamente recomendado devido as grandes quantidades de cobre, vitamina E e antioxidantes.

Castanhas

Entre as principais fontes de magnésio, vale destacar as castanhas. Uma porção de meia xícara contém 250 miligramas do mineral, o que representa 63% da quantidade recomendada por dia. Esse alimento oferece inúmeros benefícios à saúde, afinal, é rico em vitaminas.

Saiba mais: Benefícios do cloreto de magnésio

Salmão

O salmão é um alimento rico em magnésio. (Foto Ilustrativa)

O salmão é um alimento rico em magnésio. (Foto Ilustrativa)

O salmão, que costuma marcar presença nos pratos sofisticados, também é rico em magnésio. O peixe também se destaca como uma fonte de vitamina D, ômega-3 e ácidos graxos.

Arroz selvagem

O arroz selvagem é uma iguaria exótica, mas que promete repor magnésio no organismo. Uma xícara do alimento concentra pouco mais de 50 miligramas do mineral. Esse tipo de arroz também tem outros nutrientes na sua composição, como fibras, ferro, zinco e ácido fólico.

Amendoim

O amendoim está presente na dieta dos brasileiros e, como a maior parte das oleaginosas, também tem uma quantidade generosa de magnésio. Uma porção de 72 g tem aproximadamente 125 mg do mineral.

Inclua amendoim no seu cardápio. (Foto Ilustrativa)

Inclua amendoim no seu cardápio. (Foto Ilustrativa)

Além dos itens citados acima, outros alimentos são considerados fontes de magnésio, como feijão, linhaça, soja, aveia, espinafre, alcachofra, milho, chocolate, linhaça, milho, banana, lentilha, café torrado, pipoca, beterraba, sementes de girassol, abacate, arroz integral, couve, leite, grão de bico e pão.

Veja também: Oleaginosas: Fontes De Ômegas 3, 6 e 9

Inclua os alimentos ricos em magnésio na dieta e torne a sua alimentação muito mais saudável. No mais, continue no Mundo das Tribos e confira outras matérias interessantes sobre saúde.

 

Top