Alimentos que combatem o mau humor

O mau humor está presente no dia a dia das pessoas, mas tem aquelas que se irritam com qualquer coisa, conseguindo contagiar quem está…

Por Editorial MDT em 10/02/2012

O mau humor pode ser combatido com boa alimentação

O mau humor está presente no dia a dia das pessoas, mas tem aquelas que se irritam com qualquer coisa, conseguindo contagiar quem está por perto. Este estado comportamental é gerado pelo sistema emocional abalado, gerado, às vezes, por um problema no trabalho,  falta de dinheiro, problemas na família, entre outros. A maioria das pessoas não sabe controlar o seu estado emocional e qualquer acontecimento desagradável por menor que seja já causa o aborrecimento, que uma vez instalado é muito difícil fazê-lo ir embora. Algumas pessoas já acordam pela manhã com ele.

Esse tipo de comportamento faz com que as pessoas se afastem e sem que o mau humorado se dê conta, ele acaba sozinho, sem amigos. Quando o caso é muito sério deve haver intervenção médica com medicamentos e terapia, contudo, se for um caso simples pode ser controlado com a alimentação adequada.

Com os alimentos certos dá para enfrentar o mau humor

Adquirir novos hábitos alimentares vai fazer com que o humor seja controlado, pois  são eficazes no combate ao mau humor. Confira alguns alimentos que são indispensáveis.

Alface – rica em fosfato, possui lactucina que é altamente recomendada para acalmar;

Banana – rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina, ela diminui a ansiedade e garante um sono tranquilo e também proporciona energia;

Mel – é um estimulante de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar;

Laranja – rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e cálcio, que ajudam o sistema nervoso a funcionar adequadamente. O cálcio que contém na sua composição é relaxante muscular e ajuda a combater o stress.

Espinafre – contém grande concentração de potássio e ácido fólico, que pode evitar a depressão;

Ovos – contém tiamina e niacina, vitaminas do complexo B que garantem o bom humor, no entanto, a sua ausência no organismo pode provocar apatia, ansiedade e até perda de memória;

Uva – contém excelente dose de vitaminas do complexo B, que atuam sobre o sistema nervoso, é energética e combate o colesterol.

Para espantar o mau humor basta uma dose diária desses alimentos de forma moderada e intercalada. O organismo responde positivamente após alguns dias da mudança dos hábitos alimentares.

Se você é do tipo mau humorado, está na hora de começar a mudar e ser uma pessoa mais feliz, trazer os amigos para perto e ver a vida com mais alegria. Esse tipo de mudança só depende de você; comece mudando a sua alimentação.

Dê adeus ao mau humor

Top