Alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Muitas pessoas possuem inchaço (edema) no corpo. Antes de qualquer coisa é importante identificar se esse problema é decorrente de alguma doença ou se…

Por Editorial MDT em 19/05/2016

Muitas pessoas possuem inchaço (edema) no corpo. Antes de qualquer coisa é importante identificar se esse problema é decorrente de alguma doença ou se é devido à alimentação. Você sabia que existem alimentos que ajudam a desinchar o corpo? Isso mesmo. Continue conosco e descubra quais são esses alimentos.

Desinche o corpo consumindo os alimentos certos (Foto Divulgação: MdeMulher)

Desinche o corpo consumindo os alimentos certos (Foto Divulgação: MdeMulher)

Alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Existem doenças que causam edemas localizados. Por exemplo, problemas cardíacos podem gerar edemas nas pernas. Normalmente iniciam na perna direita e posteriormente passam a ser em ambas. Doenças renais também podem causar edema localizado ou generalizado. Alguns medicamentos possuem a capacidade de induzir o acúmulo de líquidos no organismo, por exemplo, alguns anti-hipertensivos. Quando esse é o problema, é importante conversar com seu médico para que ele troque o medicamento ou adicione outro, que seja diurético, diminuindo o inchaço. Mas você também poderá optar por alimentos que ajudam a desinchar o corpo de forma saldável e natural.

Alimentos que ajudam a desinchar o corpo (Foto Divulgação: MdeMulher)

Alimentos que ajudam a desinchar o corpo (Foto Divulgação: MdeMulher)

Do que pode vir o edema?

Algumas vezes o edema não tem relação com doenças, e sim com a alimentação ou período menstrual, no caso das mulheres. Nesses casos, existem alguns alimentos que podem ajudar a diminuir o inchaço e essa sensação desagradável de peso.

Sal aumenta o edema corporal (Foto Divulgação: MdeMulher)

Sal aumenta o edema corporal (Foto Divulgação: MdeMulher)

Alimentos que possuem relação com o edema

Sal: O condimento que mais causa retenção de líquidos é o sal. Por isso, diminuir a quantidade dessa substância pode ajudar a diminuir o inchaço. O sal, sódio, está presente não apenas na forma daquele pozinho branco que colocamos para salgar a comida. Ele pode ser encontrado em grandes quantidades nos enlatados, embutidos e outros. Diminuir a ingestão dessa substância ajuda a diminuir o inchaço. Quando for comprar algum alimento, leia o rótulo e veja qual a quantidade de sódio que ele possui.  (Leia também a importância de ler os rótulos dos alimentos)

Alimentos diuréticos: Esses alimentos ajudam a eliminar o líquido em excesso no organismo, mas é importante tomar cuidado com sua ingestão, para não exagerar.

Maçã excelente para o organismo elimina as toxinas (Foto Divulgação: MdeMulher)

Maçã excelente para o organismo elimina as toxinas (Foto Divulgação: MdeMulher)

Os principais alimentos diuréticos são:

1-Morango

Fruta rica em polifenóis, vitamina C, flavonoides e ácido elágico. Suas propriedades aceleram a eliminação de toxinas no fígado e no intestino proporcionando melhora em todo o organismo. Também ajuda a desinchar.

2-Melão

Excelente hidratante para o corpo e ainda auxilia na desintoxicação desinchando e desintoxicando o organismo.

3-Chá Verde

Acelera o metabolismo, queima gorduras e ainda é rico em catequina  que apresenta forte ação antioxidante.

4-Maçã

Um alimento antiácido que estimula o fígado, também age como diurético no organismo.

5-Cenoura

Auxilia na eliminação de resíduos, previne infecções do trato urinário, pessoas que consomem cenoura apresentam metabolismo mais estimulado auxiliando no emagrecimento.

6-Melancia

Rica em fibras possui propriedades diuréticas por ter grande concentração de água.

7-Limão

Fruta rica em potássio, manganês e fibras, possui grande concentração de vitamina “C”  o que auxilia no sistema imunológico.

8-Abacaxi

Está presente em sua composição a enzima bromelina, que facilita na digestão, evitando o inchaço.

9-Mamão

Rico em enzimas (papaína e quimopapaína) que auxiliam a quebrar as proteínas e a acalmar o estômago. Excelente na digestão e desintoxicação do organismo.

10- Berinjela

Alimento rico em vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibra solúvel. Ótima para auxiliar o organismo a desinchar.

11-Laranja

Rica em fibras excelente para o lanche e ainda mantém a saciedade;

12-Broto de feijão

Rico em fibras auxilia na função intestinal. Alimento com baixa calorias.

13-Alcachofra

Repleta de cianina auxilia na desintoxicação do fígado e do organismo.

14-Pepino

Alimento diurético que atua muito bem sobre a pele, ainda  auxilia para eliminação de excesso de ácido úrico no organismo.

15-Erva-doce

Diminui os gases, auxilia na retenção de líquidos. Rica em potássio e vitamina C, também apresenta vitaminas B6 e A; ácido fólico, riboflavina, niacina e tiamina; ferro, cobre, cálcio, zinco, selênio, magnésio e manganês.

16-Agrião

A planta tem ação anti-inflamatória, estimulante, diurética e excitante o que estimula a eliminação de líquido no organismo.

17-Alface

Hortaliça rica em vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).

18-Repolho

Fonte de vitamina C, sais minerais (cálcio, ferro e enxofre)faz muito bem para o organismo, além de ser fonte de vitaminas do complexo B.

19-Melão

Excelente diurético, antioxidante, auxilia no combate dos radicais livres. A fruta também apresenta potássio que ajuda a regular a pressão arterial.

20-Maracujá

Rico em vitamina C , vitaminas do complexo B , vitamina A , ferro, cálcio, fosforo e fibras que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

21-Salsinha

Rica em vitamina C e betacaroteno, além de proteger as células do envelhecimento.  Também ajuda no fortalecimento do organismo.

22-Tomate

Ação adstringente, antisséptica, regeneradora celular, entre outras. Ajuda a desinchar o organismo.

Esses alimentos, além de diuréticos, possuem uma grande quantidade de fibras que ajudam no funcionamento intestinal e no controle da glicemia no sangue. A melhor maneira de eliminar o excesso de líquidos é tendo uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, sais minerais, vitaminas e, além disso, praticar atividades físicas diariamente.

Água ajuda a desinchar (Foto Divulgação: MdeMulher)

Água ajuda a desinchar (Foto Divulgação: MdeMulher)

Água ajuda a desinchar

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a água é de suma importância para o corpo, principalmente quando está inchado, pois ela ajuda na estimulação diurética. Portanto beba água e mantenha-se hidratado o dia todo, que faz muito bem para a saúde.

Atividades físicas que ajudam a desinchar

Todas as atividades físicas ajudam a desinchar, mas tem algumas que proporcionam efeito mais estimulante como a corrida, atividades aeróbicas, a caminhada, entre muitas outras. É importante entrar em contato com o personal para que o mesmo possa orientar as melhores atividades físicas de acordo com o biótipo de cada pessoa.

Gordura ou inchaço?

É comum ouvir as mulheres reclamarem que estão inchadas, gordas, insatisfeitas com o próprio corpo. Mas será que essas mulheres já fizeram uma análise mais completa do seu corpo? Na maioria das vezes não é gordura, mas inchaço e com a alimentação adequada e algumas dicas é possível obter uma perda considerável na balança e na silhueta corporal. Você já se pesou pela manhã ao acordar? É claro que constatou que o seu peso pela manhã é bem menor do que o seu peso à noite. Certo? Isso ocorre porque o nosso organismo vai retendo líquido durante o dia através dos alimentos que ingerimos.

É possível desinchar naturalmente?

Você já viu que existem inúmeras causas que podem provocar o inchaço a retenção de líquido no organismo. É óbvio se tiver uma doença renal ou cardíaca deverá procurar um médico, mas se não for esse o caso você pode desinchar de forma natural. Você pode usar os alimentos citados acima para controlar o excesso de líquido no seu organismo. Ter uma alimentação saudável é indispensável para quem quer desinchar. O funcionamento do intestino e da bexiga deve ser o melhor possível. Evacuar ao menos duas vezes ao dia. Os índios que se alimentam praticamente de fibras evacuam em média de 4 a 5 vezes ao dia, ao passo que, nós civilizados, chegamos a passar dias sem evacuar.

Isso faz com que o organismo, além de reter líquido também retenha toxinas que fazem mal ao organismo como um todo.

O que fazer quando se percebe que está retendo líquido no organismo?

O primeiro passo é você procurar um médico para que o mesmo possa diagnosticar o seu problema. Caso ele seja por conta de uma doença deverá fazer um tratamento adequado. Caso não tenha nenhuma doença você poderá optar por consumir diuréticos naturais através de uma dieta saudável, como já mencionamos acima no artigo.

Atividades físicas fazem bem?

As atividades físicas são fundamentais para quem busca qualidade de vida. O inchaço e a retenção de líquido no organismo, na maioria das vezes ocorre em pessoas sedentárias, ou seja, pessoas que passam o dia sentadas sem fazer nenhuma atividade física. Hoje em dia existem milhares de academias que apresentam treinos adequados para cada tipo de pessoa. Se você vai para a academia e quer ficar com os músculos em evidência deverá fazer musculação nos aparelhos, se você quer emagrecer deverá partir para as atividades aeróbicas e assim por diante. Você também poderá optar por fazer atividades ao ar livre, como a caminhada, por exemplo, que é muito mais saudável e proveitosa.

Sal o grande percursor do inchaço

Você sabia que o excesso de sódio é o grande percursor do inchaço? Isso mesmo, o sódio não está presente apenas no sal que você usa na sua cozinha, mas está presente em quase todos os alimentos industrializados, principalmente em molhos prontos, temperos, salgadinhos, entre outros. Se você for olhar no verso das embalagens vai observar que existe sódio em alimentos que você nunca imaginou. Até nos alimentos doces, como bolachas, algumas marcas apresentam sódio. Se você for juntar a quantidade de sódio que consome durante o dia vai se apavorar. Quanto mais natural for os alimentos melhor será para sua saúde. Evite consumir alimentos industrializados, faça atividades físicas, não consuma refrigerantes, a Pepsi cola e a Coca coca são os que mais contém sódio. Lembre-se que o seu objetivo é desinchar, não reter líquido no organismo e consequentemente irá notar a diferença na silhueta do seu corpo que ficará mais esguio, até a barriga diminui.

Cuidar da saúde é fundamental para que o corpo corresponda como você deseja. Se quer ser magra faça por merecer.

 

 

Top