Alimentos que auxiliam na cicatrização de cirurgias

Redacao 25/09/2011 Bem Estar

Os alimentos são os maiores aliados à saúde e o bem-estar do ser humano. Em todo tempo, vitaminas e nutrientes são os principais responsáveis para garantir a manutenção de uma vida mais saudável. Mas, além disso, temos também os alimentos. Eles proporcionam grandes benefícios visto que evitam problemas de saúde em seu estado presente e futuro. E mais: Eles auxiliam na cicatrização de cirurgias e até mesmo outros tipos de ferimentos. Você sabia? Após uma cirurgia, todo organismo necessita devuma atenção redobrada. É preciso consumir maior parte de proteínas e calorias a fim de que a cicatrização tenha uma melhora significativa.

Para quem passou por cirurgia, saiba que existem alguns tipos de medicamentos que podem ser utilizados durante a recuperação pós-cirurgia. Eles ajudam a minimizar os efeitos colaterais. Nos dias seguintes, você precisa ter uma boa alimentação. Ela é fundamental para sua recuperação ocorrer de forma adequada. Nem todas as pessoas ficam atentas a estes detalhes e acabam apresentando um estado de saúde agravado por falta de
cuidados específicos. Faça a diferença, observe e pratique as dicas.

Geralmente, antes de qualquer procedimento cirúrgico, os médicos recomendam alguns tipos de dietas durante uma ou duas noites anteriores à cirurgia a fim de que se evite o máximo de formação de resíduos. Salientamos que no caso da cirurgia do cólon, geralmente, a dieta é líquida e pobre em resíduos.

Está em estado de recuperação? Está passando pelo momento pós-cirúrgico? Para auxiliar o processo de cicatrização, os alimentos que possuem grande fonte de vitamina C são os mais recomendados pelos médicos. Algumas frutas são ricas neste tipo de nutriente.
Daremos destaque as que se seguem:

– Frutas cítricas como morango, laranja, goiaba, acerola, caju, limão, Kiwi e abacaxi. Além de auxiliar em todo o processo de cicatrização, elas também aceleram a recuperação.

-Os alimentos consumidos na hora do almoço e jantar também surtem grandes efeitos neste processo. São eles: Espinafre, pimentão, brócolis e tomate. Eles são ótimos antioxidantes, pois possuem poder para combater os radicais livres os quais previnem o envelhecimento precoce, o desgaste da pele e alguns tipos de câncer. Dentre outros efeitos podemos registrar:

*Reforço ao sistema imunológico;

*Consequentemente, temos a prevenção de resfriados, gripes e febres;

*Formação de colágeno (substância que proporciona elasticidade da pele);

*Melhor cicatrização e recuperação mais rápida.

É fundamental que os momentos pós-operatórios sejam de muito cuidado e repouso. No entanto, repousar o corpo não surtirá o efeito esperado se sua alimentação não for à correta. No caso da cicatrização, ela poderá ser agravada se os limites estabelecidos pelo médico e os alimentos não forem seguidas à risca. Por isso, é imprescindível ficar atento a todas as recomendações e fazer uso dos melhores alimentos que foram aqui citados para se ter uma excelente recuperação após uma cirurgia.

 

 

Outros artigos

Nokia E71 Preço, Onde Comprar

31/03/2011

Nokia E71 Preço, Onde Comprar

Os celulares hoje representam uma boa parte da comunicação na sociedade e através dele é possível falar com pessoas no país e no mundo todo. São diversas marca...

Escova De Chá Verde, Como Funciona

03/11/2010

Escova De Chá Verde, Como Funciona

O chá verde é um componente que traz diversos benefícios para a saúde, sendo capaz de auxiliar a perda de peso e controlar a pressão arterial. Além dessas contri...

Botas para Motociclistas Feminina

26/03/2011

Botas para Motociclistas Feminina

Segundo algumas estatísticas cerca de 25% das motos são dirigidas por mulheres portanto uma média de 270 mil motos são pilotadas pelo “sexo frágil” feminino, mas...