Álbum de Casamento Perfeito

Você já preparou todos os passos do seu casamento e a fotografia é um item que dificilmente falta. Depois da cerimônia, a coisa mais…

Por Redacao em 16/08/2011

Você já preparou todos os passos do seu casamento e a fotografia é um item que dificilmente falta. Depois da cerimônia, a coisa mais esperada pelos convidados é o álbum e hoje, alguns fotógrafos entregam o serviço pela internet, no seu email, para que a curiosidade não atrapalhe a lua de mel!
Agora, é hora de achar um álbum que tenha a sua cara, e nem sempre aquele que o fotógrafo escolheu, é a melhor opção. Se você tem habilidades manuais, pode confeccionar seu próprio álbum; do contrário, dedique tempo na escolha do caderno perfeito.

Virtual ou físico?

Casais modernos, que usam muito a internet, podem optar por álbuns virtuais, postados em sites que armazenam arquivos. Acontece que isso pode facilitar na hora de mostrar as fotos para um grande número de pessoas, mas não é aconchegante e nem prevê as situações de futuro. Lembra-se como era gostoso sentar-se com sua avó e rever fotografias de pessoas e situações de passado mágico? Pois é, chegará a sua vez de mostrar suas fotos de casamento para seus filhos, netos e sobrinhos e não há coisa mais imprevisível do que a tecnologia. (Você sabe o que aconteceu com as fitas de VHS, não? E os discos de vinil? Quem tem um toca-discos hoje em dia?)

Se puder, escolha as duas coisas: ache um site para armazenar suas fotos, escreva um email bem gostoso e compartilhe o link com parentes e amigos. Mas não deixe de preparar um álbum físico. Você pode se arrepender mais tarde.

Seleção das fotos

Opte pelo clássico e uma vez que revelações em papel são mais caras, escolha apenas as fotografias das quais você realmente gosta. Não entre na onda do fotógrafo que quer lhe empurrar um pacote de 12, 24 ou 36 fotos e jamais revele todas elas! Imagine-se vendo o álbum daqui há 10 anos. O que gostaria que ficasse para o futuro? Quais pessoas são as mais importantes na sua vida e, provavelmente na vida de seus descendentes?

Uma dica imprescindível é que anote os nomes das pessoas que estão na foto, bem como, o grau de parentesco ou relacionamento, nem que seja na parte de trás das mesmas. Até você pode se esquecer do nome do irmão do seu amigo de faculdade. E depois, como apresentará as personagens para seus netos?

Fotos perfeitas

Se esse é um dos momentos mais importantes de sua vida, fique com o melhor.

Quem: Comece escolhendo um profissional para registrar os momentos. Cheque os trabalhos anteriores e vá até um evento onde ele esteja trabalhando. Peça referências. Fotógrafos sérios nunca se sentirão ofendidos com pedidos como esses.

Exclusividade: as fotos do casamento, são suas, todas elas, bem entendido. Peça para que o fotógrafo lhe entregue todo o material fotografado, tenha sido ele escolhido para reprodução, ou não. Veja se isso consta do contrato de serviços. Você não quer que uma foto sua seja vendida e usada numa revista ou internet sem o seu consentimento, quer?

Formato e retoque: você pode pedir para que o fotógrafo retoque algumas das fotos que escolheu. A ideia é ficar com as melhores, lembra-se? Isso sempre tem custo adicional, mas vale a pena tirar um “penetra” de uma das fotos que ficou linda!

Ordenando

O álbum deve contar a história do seu casamento. Pense nisso como se estivesse vendo um filme, sem palavras. Coloque fotos suas e de seu par enquanto estavam se arrumando, ao chegar no local da cerimônia, durante a cerimônia, na saída, dos cumprimentos e depois, na festa, se houver. Imagine-se no lugar de alguém que não foi ao seu casamento e não tem ninguém que lhe explique quem é quem. As fotos contam uma história? Seu álbum está pronto!

Armazenamento

Escolha álbuns resistentes ao tempo e às constantes mudanças que fará na vida. Os de boa qualidade apresentam folhas de papel vegetal entre as páginas, que protegem contra a umidade e evitam que as fotos grudem umas nas outras. Guarde-o sempre em local seco e de preferência dentro de uma caixa: fotos reveladas perdem a qualidade com a incidência da luz. Eternize-se!

Top