Aulas Noturnas Primeira Habilitação CNH – Aulas Obrigatórias

As aulas noturnas de primeira habilitação prometem acrescentar uma experiência a mais para os motoristas que se encontram em processo de aprendizagem. Muitas pessoas…

Por Isabella Moretti em 23/03/2010

aulas-noturnas-primeira-habilitacao-cnh-aulas

As aulas noturnas de primeira habilitação prometem acrescentar uma experiência a mais para os motoristas que se encontram em processo de aprendizagem. Muitas pessoas conquistam a CNH e depois não conseguir dirigir o carro à noite, devido a isso a escolas de formação de condutores estão tendo que se adaptar a nova lei.

É complicado emitir uma carteira de habilitação, o indivíduo precisa passar pelas seguintes etapas: exame médico, psicotécnico, aulas teóricas, exame teórico, aulas práticas e exame prático. Todas essas fases o condutor deve cumprir com êxito para provar sua habilidade e conseguir a CNH.

A partir de maio, os alunos das autoescolas brasileiras serão obrigados a ter parte das aulas no período da noite. A carga horária de aulas noturnas ainda não foi estipulada pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). As opiniões sobre essa nova medida se dividem, mas a mudança atribui mais trabalho para a emissão da CNH.

Essa mudança na formação de condutores possui um lado positivo e outro negativo. Se por um lado as aulas noturnas acrescentam mais experiência aos alunos, por outro complica a disponibilidade de tempo dos aprendizes. Apesar da inclusão de aulas noturnas no CFC, a tendência é que a carga horária padrão não seja afetada e mantenha 20 horas-aulas.

Apesar de a mudança entrar em vigor em maio, ainda está sendo elaborado pelo CONTRAN os requisitos básicos para conseguir tornar as aulas mais viáveis e melhorar o potencial dos condutores formados. Para alguns especialistas em trânsito, a idéia das aulas noturnas é interessante porque prepara os futuros motoristas para as dificuldades na via com baixa luminosidade. É nesse período do dia que se aprende a usar os comandos dos faróis do veículo, conhecimentos que muitas vezes passa despercebido nas aulas diurnas.

A novo ciclo de aulas para condutores segue modelos internacionais, como é o caso da Alemanha. No país europeu, os instrutores ensinam seus alunos a dirigir automóveis na estrada durante a note, advertindo sobre os perigos da pista e desenvolvendo competências diferentes.

Caso o CONTRAN aumente a carga horária, serão acrescentadas entre cinco a dez horas de aulas práticas, o que implica em aumento no preço da CNH.

Top