Agendamento RG - Minas Gerais

Agendamento RG – Minas Gerais

O RG é o nosso documento mais importante pois é a nossa maneira de nos identificarmos para o mundo. Também chamado de Carteira de…

Por bety em 02/04/2020

O RG é o nosso documento mais importante pois é a nossa maneira de nos identificarmos para o mundo. Também chamado de Carteira de Identidade, é um documento pessoal e intransferível que possui um número de registro que identifica cada pessoa, o Registro Geral, como é chamado.

Todo cidadão deve ter o seu RG e em cada estado há locais específicos para fazer a solicitação do seu. Em Minas Gerais, a solicitação do RG pode ser feita nas Unidades de Atendimento Integrado, chamadas de UAI. A seguir, veja como fazer o agendamento do seu RG no estado de Minas Gerais.

Como funciona o Agendamento RG – Minas Gerais

O agendamento da solicitação do seu RG é fundamental para evitar o acúmulo de pessoas nas Unidades de Atendimento Integrado do estado de Minas Gerais e, dessa forma, conseguir receber o seu documento mais rapidamente.

O agendamento do RG pode ser feito tanto para 1ª quanto 2ª via e até mesmo em casos de pessoas que possuem um RG de outro estado. A 1ª via do seu RG é gratuita, mas a partir da 2ª via, é preciso pagar uma taxa. O valor dessa taxa varia de acordo com o estado e, no caso de Minas Gerais, o valor a ser pago é de R$24,80, podendo ser pago através de boleto ou de cartão de crédito.

No caso do solicitante ser um menor de 16 anos, o agendamento deve ser realizado pelos pais ou representante legal.

Documentos necessários

Há diversos documentos que são fundamentais para quem deseja solicitar o seu RG. É preciso prestar atenção, pois há documentos necessários se for a 1ª ou 2ª via.

No caso da 1ª via do documento, é preciso apresentar: 2 fotos 3×4 que sejam recentes; original e cópia autenticada em cartório da certidão de nascimento, no caso de solteiro, ou da certidão de casamento, se for casado. No caso de divorciado, é preciso apresentar a original e cópia autenticada da certidão de casamento com averbação.

No caso de 2ª via, ainda é preciso apresentar a guia DAE impressa e o comprovante de pagamento da mesma. Caso você queira incluir algum outro documento, como o CPF, é preciso apresenta-lo também.

Como fazer o Agendamento RG – Minas Gerais

Você pode fazer o agendamento do seu RG em Minas Gerais pela internet, basta acessar o site https://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/emissao-da-carteira-de-identidade-1a.  Preencha o formulário selecionando o seu município, a unidade, o dia e horário de atendimento desejado.

Em seguida, informe seu nome, e-mail, CPF, RG, data de nascimento, telefone e estado civil. Logo depois vá em “Confirmar Agendamento” e pronto. Tudo que você precisa fazer então é comparecer no dia marcado, na unidade escolhida e tendo todos os documentos em mãos.

Lembre-se também de levar a guia com o comprovante de pagamento, no caso de solicitação da 2ª via do seu RG. O documento pode ser retirado posteriormente na

mesma unidade onde você o solicitou, na data que for agendada pelo atendente. Não deixe para solicitar o seu documento depois.

Top