Aeroporto Santos Dumont, Vôos, Endereço

No ano de 1936, o Rio de Janeiro como era o Distrito Federal do País necessitava de medidas urgentes para a ampliação de seus…

No ano de 1936, o Rio de Janeiro como era o Distrito Federal do País necessitava de medidas urgentes para a ampliação de seus serviços aéreos. Para atender a essa necessidade, criou-se um novo aeroporto na Capital, pois o Brasil estava em acelerado crescimento e havia a necessidade de receber as novas aeronaves de grande porte.

O Aeroporto Santos Dumont foi o primeiro aeroporto civil do País. O prédio do aeroporto foi projetado por Marcelo e Milton Roberto. Contemplados através de um concurso nacional, realizaram uma obra arquitetônica de grande vulto, diferenciada pelo seu duplo saguão, com painéis feitos com telas de 15 x 5, do artista Cadmo Fausto. O tema da tela retrata o sonho de Ícaro realizado por Santos Dumont com seu 14 Bis.

O projeto dos jardins do aeroporto foi projetado por Burle Marx. Atualmente o aeroporto Santos Dumont está em décimo lugar em tráfego de passageiros, pois conta com um terminal que possui capacidade por ano de receber 3,2 milhões de pessoas, além de contar com um estacionamento que possui 1.042 vagas.

Localizado a apenas um quilômetro do Centro da cidade do Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont possui posição estratégica para quem se hospeda nos principais hotéis e também é o preferido pelos executivos e passageiros que utilizam as pontes aéreas.

Em 2003, a Infraero iniciou os projetos de desenvolvimento do Aeroporto. O prédio original foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural – INEPAC, sendo apenas reformados os terminais de embarque. O projeto do novo terminal é do arquiteto Sergio Jardim, com características muito modernas e que valorizam a paisagem natural ao redor do aeroporto. A sala de embarque possui acomodações envidraçadas, e um espaço bem aconchegante para maior conforto de seus passageiros.

Entre as empresas que operam no aeroporto Santos Dumont está a Azul que faz vôos para Campinas, Navegantes, Porto Alegre, Salvador e Recife. A Gol também está por lá e opera para São Paulo, Vitória, Brasília, Belo Horizonte, Manaus (com escala em Brasília e Vitória), Foz do Iguaçu e Curitiba. Já a TAM faz os destinos Aracajú, Belo Horizonte, Brasília, Cabo Frio, Campo Grande, Curitiba, Ilhéus, Recife, São Paulo, Vitória. A Passaredo também vôo e vai para Ribeirão Preto, Uberlândia, Brasília, Goiânia, São José do Rio Preto e Londrina.

A TEAM viaja para Búzios, Macaé, Campos e São José dos Campos. A TRIP possui diversos destinos, entre eles, Bonito, Carajás, Cascavel, Cuiabá, Curitiba, Dourados, Fernando de Noronha, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Ipatinga, Juiz de Fora, Londrina, Maceió e muitos outros. A empresa WebJet vai para Brasília, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. A Avianca Brasil faz Aracajú, São Paulo (nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos), Brasília e Belo Horizonte. Para saber mais tanto sobre os destinos, horários, preços de passagens e promoções, consulte os sites das empresas que operam no aeroporto Santos Dumont.

Aeroporto Internacional Santos Dumont – Pça. Senador Salgado Filho, s/n° Centro – Rio de Janeiro/ RJ – Tel.: PABX:(21) 3814-7070 e FAX: (21) 2220-2218.

Top