Acabe com o Medo de Ser Demitido

Se você é uma daquelas pessoas que morrem de medo de perder o emprego, fica preocupado quando ouve que a empresa está reduzindo o…

Se você é uma daquelas pessoas que morrem de medo de perder o emprego, fica preocupado quando ouve que a empresa está reduzindo o quadro de funcionários, saiba que é inevitável sentir o medo de ser demitido. No entanto, podemos ajudá-lo a transformar este terror em uma qualidade proativa, e usar aqueles momentos de insegurança para crescer e se destacar.

O medo de ser demitido só reflete a sua preocupação de preservar uma parte da sua vida: a carreira, pois, é por meio dela que você se realiza e garante independência financeira. Com a perda do emprego, você vê este presente de conquistas se desmoronar, o que é pode ser destruidor para a sua vida. Este é um dos traumas que mais causam sofrimentos. No entanto, há duas alternativas para acabar com esse medo. Você pode ficar na defensiva, pensando na presunção de se demitido, ou encarar afastar o temor da demissão, e trabalhar para se fortalecer profissionalmente.

O primeiro passo é fugir desse lado pessimista, o que o deixa desestimulado. Procure interpretar o cenário de maneira mais objetiva. Um bom começo é ouvir especialistas no ramo, os quais possuem uma visão menos carregada.

O próximo passo é colocar foco no que interessa, e dar o melhor de si, pois quem é bom no que faz recebe opiniões positivas e vive sendo chamado para várias trabalhos e projetos. Isso além de fazer com que você se sinta mais segura, as chances de continuar empregada, ou melhor, de progredir serão altas.

Logo depois de concluídas todas as opções acima, pode acontecer de você ainda se sentir incomodado com o pensamento de demissão, talvez sem perceber, esteja trabalhando numa área a qual não combina com o seu potencial. Fica tentando lidar com números enquanto seria brilhante se fosse vendedora. Se você é ótima em um tipo de trabalho, mas resolve apostar naquele que é sente dificuldade, vai se tornar invisível.

Leia Também:  Férias Empregada Doméstica

O que resta neste caso, é praticar exercícios, os quais darão uma margem para você saber o que gosta, e qual é a opção que poderá ganhar mais dinheiro. Esses exercícios vão ajudá-lo a descobrir que precisa focar seus esforços em áreas que você tenha talento, na qual se sinta seguro de seus cumprimentos. O auto conhecimento traz para você a qualidade essencial para o sucesso: a autoconfiança. Com ela você não tem medo do desemprego, pois, não fica dependendo de chefe e de mercado. Você possui o destino profissional nas próprias mãos.

 

Top