Abin solicita novo concurso público

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República fez uma solicitação ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em 27 de…

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República fez uma solicitação ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em 27 de dezembro de 2013, encaminhando um novo pedido de autorização de concurso público para a Abin.

Concurso da Abin pode sair esse ano (foto: Divulgação)

O pedido para um novo concurso público foi motivado pela devolução do processo nº 03080.001028/2011-7, que foi encaminhado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de 26 de julho de 2011, sem o atendimento da requisição de abertura de concurso público para provimento de 200 oportunidades de oficial de inteligência e 30 de agente de inteligência – cargos de nível superior e médio.

Novo pedido de concurso público é uma solicitação graças a negativa anterior ao pedido

A nova solicitação de concurso público é um pedido de reconsideração à negativa, dada em 18 de setembro de 2013. A nova solicitação, que foi encaminhado por meio do ofício nº 2689/SE/GSIPR, não garante que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorize a realização desse concurso público em 2014.

A Abin estará oferecendo um concurso público em breve (Foto: Divulgação)

 Ofício explica importância de um novo concurso público

O documento explica a relevância da realização de um novo concurso público e alerta que se não for feito um representa risco de inviabilizar o cumprimento das competências legais da Abin. Essa repartição pública é na realidade a única agência de inteligência do Estado Brasileiro e é responsável por ações de inteligência, contrainteligência e acompanhamento de 700 cenários de segurança institucional; trabalhando a em operações conjuntas importantes em todo território nacional.

A Abin será responsável pela segurança no país na Copa do Mundo, assim como é a responsável pela segurança dos grandes eventos que acontecem por aqui. Esse órgão faz a capacitação profissionais do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) na área de inteligência; assessora entidades públicas e privadas na proteção de conhecimentos sensíveis, entre outras atribuições, sendo muito importante para o país.

Continuar Lendo  8 concursos mais esperados em 2017

Top