A Maioria das Faculdades Oferecem Descontos ou Bolsas de Estudo

A Maioria das Faculdades Oferecem Descontos ou Bolsas de Estudo

Em uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostrou que 91% das universidades e faculdades privadas disponibilizam algum tipo…

Por Redacao em 17/04/2008

Em uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostrou que 91% das universidades e faculdades privadas disponibilizam algum tipo de bolsa de estudo ou desconto para seus alunos.

Várias pessoas não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades de uma faculdade, o que acaba diminuindo o acesso da população ao ensino superior. No entanto essa realidade está sendo alterada através de programas elaborados pelo Governo Federal em parceria com as instituições privadas.

Os benefícios as vezes são concedidos pela própria instituição e não por programas governamentais, por motivos como mérito acadêmico, idade ou até para alunos transferidos de outras universidades. As bolsas de estudo são usadas como uma possibilidade para atrair estudantes no mercado cada vez mais concorrido do ensino superior privado.

A criação do ProUni que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em troca, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa, também tem ajudado muitos a ingressarem na faculdade. Em 2005, foram cerca de 100 mil bolsas; em 2006 e em 2007, mais 300 mil.

Através do Prouni milhares de brasileiros estão tendo a oportunidade de ingressar numa universidade de prestígio, contando com uma bolsa integral (100%) ou parcial (50%). Para participar do Programa Universidade Para Todos o candidato a bolsa precisa ter renda familiar compatível, ter estudado o Ensino Médio na pública e ter participado da prova do ENEM.

A pesquisa que foi realizada com 211 instituições privadas, das cerca de 2 mil no país, segundo projeções feitas com base na amostra, 1,09 milhão de alunos recebiam bolsas totais, parciais ou eram contemplados pelo programa Financiamento Estudantil (Fies), do governo federal.

É importante que se de mais atenção a educação, é preciso investir mais para que o ensino tenha mais qualidade e se torne mais acessível a todos.

Top