A linguagem Corporal Pode ser Reveladora, Aprenda a Reconhecer uma Mentira

Diz uma frase antiga que “um gesto pode valer por mil palavras”. Para quem está acostumado a observar as pessoas já deve ter comprovado…

Diz uma frase antiga que “um gesto pode valer por mil palavras”. Para quem está acostumado a observar as pessoas já deve ter comprovado que essa frase é verdadeira. É fato que o corpo se comunica tanto quanto a fala. Segundo matéria do portal IG, pesquisadores afirmam que até 90% de informações transmitidas durante um diálogo podem ser não-verbais:

Essa comunicação ocorre incluindo a postura, gestos, movimentos e tom de voz que podem enfatizar e até mesmo contrariar a mensagem que estamos tentando transmitir. É um instinto primitivo, ligado ao nosso sistema nervoso autônomo e que exigem muito autocontrole para dominá-los, como por exemplo os sinais de nervosismo ou de tensão. Estes muitas vezes, parecem longe do nosso controle, e mesmo pequenos indícios podem ser perceptíveis a olhos mais observadores.

Diante de todo este poder, é realmente interessante que as pessoas saibam tanto decifrar quanto utilizar a linguagem corporal. Ela é especialmente útil no momento em que precisamos falar em público, defender uma argumentação e também – por que não – saber se alguém está falando ou não a verdade.

Isso mesmo: como o corpo pode nos contrariar na hora da comunicação, ele também pode ajudar a denunciar aquela mentirinha que tanto lutamos para esconder. E olha que este é um dos atributos mais procurados por quem se interessa pelo assunto. Se você é um desses, confira algumas dicas que podem ser muito úteis de acordo com o blog Linguagem Corporal e com o portal IG :

Alguns sinais de mentira:


– Quem está mentindo tende a se retrair, se encolher ao contar uma mentira encolhendo braços e ocupando um espaço menor.

Leia Também:  Como Montar uma Cesta de Café da Manhã

– Normalmente quem está mentindo evita contato visual com a pessoa com quem estiver conversando, porém é preciso observar direito, pois algumas vezes as pessoas podem fazer isso na tentativa de lembrar-se de um fato.

– Com frequência, as pessoas usam as mãos para esconder o rosto, coçando o nariz ou cobrindo a boca ao falar.

– Olhar para cima à direita quer dizer que o interlocutor está acionando a área criativa do cérebro, estando portanto, propenso a contar uma mentira.

– Responder uma pergunta com a mesma pergunta pode significar que a outra pessoa está tentando ganhar tempo para inventar uma história.

Fique atento:

É importante saber que não se trata de algo exato ou que siga uma fórmula definida. Para que uma análise possa ser efetiva e sem conclusões precipitadas é necessário contextualizar a situação. Alguns destes gestos, como por exemplo levar a mão ao nariz ou a boca pode não ser um sinal de mentira. Pode ser que se trate de uma situação onde haja desconforto com relação ao tema discutido. É importante não generalizar.

Como saber mais sobre o tema:

Se você quer mais dicas a respeito do assunto, o livro “Desvendando os segredos da linguagem corporal” de Allan e Barbara Pease pode fornecer boas informações. Também é uma obra fácil de ser encontrada em livrarias e lojas virtuais. Veja as informações básicas:

Desvendando os segredos da linguagem corporal.

Autor(es): Allan e Barbara Pease

Editora: Sextante

Páginas: 272

Preço: R$ 24,90 no Submarino.

Top