Riscos e dicas de segurança de trabalho remoto

PUBLICIDADE

A necessidade de home office, e o aumento das oportunidades de teletrabalho aumentou a quantidade de pessoas que não fora dos escritórios, mas também houve um aumento considerável nos crimes digitais e dos cibercriminosos.

Riscos e dicas de segurança de trabalho remoto

Dessa forma, é necessário que os colaboradores estejam atentos à segurança e como melhorá-la internamente, para mitigar os riscos para o dia-a-dia de trabalho.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial com os principais riscos e dicas para manter a segurança do trabalho remoto. Veja a seguir!

PUBLICIDADE

Quais são os principais riscos de segurança no exercício do trabalho remoto?

De acordo com um estudo que foi publicado pelo IGA – Índice de Gerenciamento de Acesso, feito em 2021, grande parte das empresas do Brasil, que somaram praticamente 90% de toda a massa da pesquisa, estão preocupadas com o aumento dos riscos à segurança da informação no exercício do trabalho remoto dos seus colaboradores.

Com a vigência da LGPD, a preocupação está mais latente, uma vez que as empresas são passíveis de multas em caso de exposição ou violação dos dados.

Um dos principais riscos à segurança é o vazamento de dados, que pode ocorrer em decorrência de uma invasão, malware ou até mesmo por condutas inadequadas praticadas pelos colaboradores, como o uso de dispositivos não seguros para armazenagem de dados, entre outros.

No entanto, para reduzir os riscos associados à segurança da informação, separamos algumas dicas que ajudarão sua empresa a melhorar a segurança em home office, protegendo as suas informações.

4 dicas para aumentar a segurança no trabalho remoto

Considerando a realidade das empresas brasileiras, e que a maior delas ainda está praticando o home office, é necessário tomar algumas medidas para melhorar a segurança e mitigar os riscos. Veja algumas medidas a seguir!

  • Defina uma política de segurança em Home Office

Se houver possibilidade, antes de operacionalizar o home office na sua empresa, é importante a definição de políticas claras sobre as principais condutas que devem ser adotadas pelos colaboradores.

PUBLICIDADE

Nela deve conter os protocolos de segurança que serão adotados, e informar quais serão as ações da empresa para apoiar os colaboradores nessa adoção. Além disso, deixe claro quais serão as consequências, caso as condutas não sejam seguidas.

Mencione todos os protocolos que serão adotados de forma clara e transparente ao longo do documento, como:

  • Realizar as atualizações de segurança solicitadas;
  • Estar atento às comunicações sobre segurança de dados;
  • Não compartilhar dados por meios não documentados;
  • Não acessar sites que possam expor a empresa;
  • Utilizar rede com protocolos de segurança implementados;
  • Fazer uso da VPN para acessar sites internos.

Esses são apenas alguns exemplos de itens que devem constar no documento de política de segurança para Home Office.

  • Adote um bom antivírus para sua rede corporativa

Os seus colaboradores, por estarem utilizando em constância a Internet, é muito importante ter um bom antivírus, ele deve resguardar as informações da sua empresa que estão localmente nos equipamentos dos colaboradores. Por isso, proteja o seu Mac usando um software antivírus de qualidade, que tenha protocolos rígidos de segurança. Além disso, ele precisa fazer varreduras constantes, para evitar que algum malware esteja escondido espiando ou coletando dados indevidos.

É necessário que ele contenha um bom firewall além de um relatório gerencial, permitindo que seja possível analisar os dados que foram coletados ao longo das varreduras, e entender se existem atividades que podem ser consideradas como suspeitas.

  • Crie boas práticas e faça um trabalho de conscientização com seus colaboradores

Para mitigar os riscos de segurança da informação na sua empresa é importante adotar um programa de conscientização de boas práticas na Internet ao longo do home office.

Isso pode acontecer através de cursos obrigatórios através da grade de treinamentos da empresa, ou através de memorandos diários com lembretes de boas práticas.

Reúna equipes através de videoconferência para conversar e treinar os colaboradores sobre as ações que podem ser encorajadas na empresa e quais são aquelas que precisam ser evitadas, com a abertura e resposta de e-mails de fontes desconhecidas/suspeitas, por exemplo.

São formas com eficiência comprovada para reduzir os riscos de exposição de dados, e melhorar a segurança da empresa ao longo do trabalho remoto.

  • Regularize o uso de dispositivos pessoais

Um dos maiores riscos associados ao trabalho remoto é o uso de dispositivos pessoais que não estão autorizados, e que podem comprometer a segurança das informações, deixando os colaboradores e seus equipamentos em riscos de vulnerabilidade.

Se a empresa não fornecer dispositivos seguros para o uso, pode ser interessante pensar em soluções de compartilhamento de informações em nuvem, de forma que seja possível minimizar os riscos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.