Dicas para ser mais produtivo no Home Office

Wagner Santos 01/07/2021 Notícias

Durante a pandemia, você teve que migrar para o trabalho remoto? Se sim, é bem provável que você ainda esteja se acostumando com esse novo formato. Sendo assim, se você precisa de algumas dicas para ser mais produtivo no home office, basta continuar nesse artigo que iremos abordar com mais detalhes. Confira!

Você quer dicas para ser mais produtivo no home office? É entendível que você não se sinta tão disposto a trabalhar nesse formato. Afinal de contas, exige bastante disciplina e foco, o que não é fácil para todas as pessoas. Mas você sabia que há algumas alternativas simples que podem deixar o seu trabalho mais fluido? Quer saber quais são eles? Então continue nesse artigo!

Home office durante a pandemia

Está mais do que claro que o período pandêmico afetou várias estruturas da nossa sociedade. Enquanto alguns processos foram dinamizados, algumas pessoas tiveram que se adaptar a essas novas métricas. A pandemia trouxe em voga várias questões. Reflexões sobre a brevidade da vida se tornaram ainda mais constantes.

Mas, em contrapartida, também serviu para mostrar o quanto a tecnologia está a nosso favor. Várias coisas deixaram de ser tão burocráticas. O que antes era preciso enfrentar filas, horas e espera, hoje em dia se tornou possível a resolução por meios remotos. E, isso atingiu vários trabalhadores brasileiros, em decorrência do home office.

Desde o início da pandemia, mais de 46% das empresas adotaram esse novo sistema. E, de acordo com estudos, esse trabalho tende a continuar mesmo após o fim dessa crise sanitária. Sendo assim, é importante que os trabalhadores tentem se adaptar a essa nova realidade.

É claro que, para quem não está acostumado com esse sistema, há uma sensação de improdutividade. No entanto, a disciplina e a constância são as bases para melhorar o seu condicionamento. Quer saber mais sobre como ser mais produtivo no home office? Fique de olho nos tópicos seguintes.

Como ser mais produtivo em home office?

Há várias dicas pequenas, mas fundamentais, para quem quer ser mais produtivo em home office. É claro que desenvolver disciplina é uma peça essencial. Mas não é só isso. Detalhes podem fazer a diferença.

Você sabia que conhecer sobre os estilos de decoração pode ajudar nesse ponto, por exemplo? Afinal, a depender da forma de como o seu espaço de trabalho é construído, ele pode lhe deixar mais propenso a ser produtivo. Então, se quer conferir mais dicas como essa, é só conferir os tópicos abaixo.

Arrume o seu local de trabalho

Você se sente bem em um ambiente sujo, desorganizado ou mal distribuído? Com certeza ninguém gosta de viver em um local assim. Então, por que negligenciar o seu local de trabalho? Mesmo sendo algo simples, procure deixar o ambiente que você trabalha todo organizado.

Isso vai facilitar bastante na hora de criar foco. Afinal, com tudo arrumado, não haverá com o que a sua mente se distrair. Arrumar o seu home office é essencial para aumentar o seu foco. Inclusive, muda o nosso humor, uma parte fundamental para quem realiza trabalhos mais criativos, por exemplo.

Por isso que entender sobre os estilos de decoração pode ajudar nesse processo de crescimento profissional em home office. Inclusive, de acordo com alguns decoradores, até a cor do local onde você trabalha pode definir a sua produtividade.

Use a roupa certa

Trabalhar em home office tem sim as suas vantagens. A principal e mais almejada é a liberdade. Contudo, usar a roupa certa pode contribuir para melhorar a sua performance em home office. Sabe por quê? Fazendo isso, você cria gatilhos na sua mente.

Quando estamos com roupas mais confortáveis, deitados, na cama, o nosso corpo entende que é hora de repousar. De maneira similar, quando você usa a roupa certa, para trabalhar, a sua mente vai entender. É um hábito bem pequeno, mas que pode melhorar a sua produtividade.

Evite distrações

Muitas pessoas foram pegas desprevenidas pelo home office. Então, até é entendível não possuir um ambiente tão adequado. Contudo, você pode fazer alguns esforços para melhorar esse fato, como evitar algumas distrações.

Por exemplo, tire do seu ambiente elementos como televisão, rádio ou até mesmo o seu celular, caso você se sinta muito tentado a utilizá-los. Algumas pessoas criaram o hábito de trabalhar com o celular em outro cômodo, e isso pode ajudar na produtividade.

Cumpra seus horários.

Algumas empresas apenas dão aos seus empregadores os trabalhos a serem realizados, mas não necessariamente estipulam horário de trabalho. Isso até pode ser bom, afinal, você tem uma flexibilidade de horário maior.

É claro que você pode criar um horário do qual seja possível conciliar com seus outros afazeres. No entanto, estipule um horário para trabalhar. Crie esse hábito. E, acima de tudo, cumpra-os. Às vezes, seguir a rotina é necessário. Isso é ter disciplina.

Não se engane com a falsa sensação de liberdade. Não é porque você está em casa que você pode trabalhar a hora que quiser. Resista ao mau hábito de procrastinar. Tenha metas e defina os horários corretos de iniciar e finalizar os seus trabalhos do dia.

Outros artigos

Alimentos Bons para Pele e Cabelo

19/10/2015

Alimentos Bons para Pele e Cabelo

Existem diversos alimentos bons para pele e cabelo e tê-los num cardápio do cotidiano é importante para a saúde. E para isso, separamos algumas boas dicas. Os alimen...