Certidão eletrônica de nascimento: como emitir

PUBLICIDADE

A certidão de nascimento é o primeiro documento da vida de uma pessoa. Ela representa a existência de um novo ser, na sociedade, sendo sua emissão o primeiro ato de cidadania do indivíduo. Por meio dos dados contidos nesta certidão, outros documentos serão emitidos, ao longo da vida desta pessoa como, por exemplo, o RG.

Em muitos casos, a certidão de nascimento pode ser substituída por outros documentos; em outros, a sua exigência é inevitável. O fato é que, em algum momento, o cidadão precisará usar sua certidão para comprovar alguma coisa. Porém, existem muitos casos de inexistência de tal documento, na vida de algumas pessoas. É necessário, então, saber como solicitar a 2ª via da certidão de nascimento.

A prova de existência e primeiro ato de cidadania (Foto: Divulgação)

Cartórios online para emissão eletrônica de certidão

Para solicitar a 2ª via da certidão de nascimento, geralmente é necessário dirigir-se ao cartório de sua cidade. No entanto, para facilitar a vida de todos, existem hoje cartórios que aceitam solicitações online. Estes cartórios são autorizados pelas autoridades, para a realização deste tipo de serviço. Um exemplo deles é o www.cartorioexpresso.com.br. Este site atende pedidos de pessoas de todo o país. Basta acessá-lo, fazer um cadastro e solicitar a certidão eletrônica de nascimento.

PUBLICIDADE

É cobrada uma taxa, acrescida de despesas com frete e outras. O requerente efetua o pagamento (que pode ser por meio de boleto, cartão de crédito, etc) e recebe, em casa, a 2ªvia do documento solicitado. Também é possível optar por retirar a certidão no balcão do cartório de sua cidade. É, sem dúvida, um serviço muito útil, que agiliza as ações e facilita a vida de todos. Existem inúmeros outros cartórios virtuais. Basta pesquisar e escolher qual é mais viável.

Pesquisar sobre a certidão de nascimento

Modelo de Certidão de Nascimento (Foto: Divulgação)

Por meio de um sistema integrado (o Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados), ainda em expansão, os cartórios de todo o Brasil serão interligados e receberão pedidos de emissão eletrônica de certidão de nascimento e outros documentos. Se uma pessoa, por exemplo, teve seu nascimento registrado em um estado, mas hoje reside em outro, poderá solicitar a segunda via do documento e recebê-lo em qualquer cartório da cidade onde reside, atualmente.

O programa, que é inédito no Brasil, também pretende disponibilizar aos internautas uma ferramenta própria de busca por documentos. Por meio dela, o requerente poderá pesquisar sobre sua certidão de nascimento, verificando em que cartório do país ela se encontra. Será possível baixar o documento e imprimi-lo, em casa; ou, ainda, recebê-lo, via correio ou retirá-lo no cartório mais próximo.

Certidão eletrônica de nascimento na maternidade

Algumas maternidades, conveniadas com cartórios, já estão emitindo a certidão eletrônica de nascimento, no próprio local. A intenção do projeto é agilizar a emissão de documento e fazer com que nenhuma criança fique sem sua certidão. Existem muitos casos de pais que não registram seus filhos ou que fazem o pedido, no cartório, mas não voltam para buscar o documento. Por meio deste convênio entre hospitais e cartórios, a maternidade envia, por meio eletrônico, todos os dados da criança ao cartório que, por sua vez, emite a certidão de nascimento eletrônica e a envia de volta ao hospital. O atendente imprime o documento e entrega aos pais, que já saem da maternidade com a criança, registrada.

Os pais recebem a certidão, no próprio hospital (Foto: Divulgação)

A certidão de nascimento é um documento importantíssimo. Sem ela, muitos outros não poderão ser feitos, até que a pessoa a tenha, em mãos. Se você não tem sua certidão, procure por um cartório físico ou virtual e solicite o seu documento.

Saiba mais sobre documentos comuns: Saiba como providenciar um atestado de óbito

PUBLICIDADE

Outros documentos online: Atestado de Antecedentes Criminais Online

 

 

Leia também:

3 Comentários

  • Boa Tarde Hermam tudo bom, http://www.cartorioexpresso.com.br. Este site atende pedidos de pessoas de todo o país. Basta acessá-lo, fazer um cadastro e solicitar a certidão eletrônica de nascimento.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  • Preciso emitir uma copia de certidão de nascimento para pessoa nascida em Belo Horizonte mas nao sei em qual cartorio e muito menos detalhes
    do livro de registro. Como posso fazer?
    Obrigado
    Hermann Silva

  • Preciso da 2 via da minha certodao de nascimento,nasci em Belo Horizonte,mais nao sei qual o cartorio,a unica pessoa que sabia era o meu pai que morreu ja vaz 1 ano.
    Eu nao moro no Brasil e gostaria de saber si tem como eu retirar esta 2 via pela internet.
    Por favor me responta.

    Obrigada

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.