Cuidados especiais com Animais de Estimação

PUBLICIDADE

Animais de estimação são grandes amigos das pessoas. Muitas pessoas tratam seus bichos como filhos, amigos e algumas vezes até como pessoas, já outros tratam seus animais com descaso e quando vemos esse tipo de coisa, somos obrigados a perguntar por que motivo a pessoa comprou ou adotou um animal de estimação. Cada animal tem seu cuidado especial que vai desde vacinação até alimentação adequada, conforme o peso, idade ou mesmo algum problema de saúde.

O cachorro é conhecido como o “melhor amigo do homem”, correto? Mas você sabia que manter a vacinação de seu cão em dia, garantirá a saúde dele por muito mais tempo e de sua família, também? As vacinas obrigatórias para seu cão são: múltipla e anti-rábica e as opcionais: parainfluenza e giárdia. Com 45 dias de vida é necessário que seu cão tome a primeira dose da vacina múltipla e anti-rábica. Com 75 dias de vida ele deve tomar a segunda dose da vacina múltipla e com 120 dias de vida a terceira dose da múltipla e da anti- rábica. É necessário dizer que uma vez por ano seu cão deve tomar uma dose de cada vacina para realmente fazer efeito. Se o seu cachorro está doente ele não deve tomar a vacina, pois pode desenvolver outras síndromes e ficar doente. Importante destacar que você deve dar vermífugo pelo menos, uma vez ao ano para seu cão a fim de proteger a saúde dele e a sua.

Gatos são animais de estimação igualmente preferidos como os cachorros. São bastante instintivos, mas muito carinhosos e você deve zelar pela saúde de seu amiguinho dando as doses de vacinas obrigatórias para ele. As vacinais são: quádrupla e anti-rábica e o esquema de vacinação funciona assim: a primeira dose da múltipla será aplicada quando seu gato completar 60 dias de vida, já a segunda dose da múltipla quando seu gato completar 80 dias de vida. Com 120 dias de vida, seu gato receberá a vacina anti-rábica, porém se ele tem muito contato com a rua, alguns veterinários aplicam uma terceira dose da vacina múltipla. Como acontece com o cachorro é necessário que você dê ao seu gato, ao menos uma vez por ano vermífugo.

PUBLICIDADE

Tanto cães quanto gatos necessitam de visitas regulares ao veterinário. Para cada aplicação de vacina, leve seu animal de estimação direto na clínica veterinária e não tente fazer nada em casa. Outra dúvida freqüente é quanto à ração que seu animal deve comer, pois existem muitas marcas diferentes no mercado. Pergunte ao seu veterinário qual a ração mais adequada para a idade, raça e peso do seu amiguinho.

Outro tipo de animal de estimação bastante comprado são os peixes. O que você deve cuidar na hora de comprar peixes é o tipo que você quer e principalmente o aquário que pretende comprar. O Peixe Beta, não usa respirador externo, porém durante o inverno necessitam de um pequeno aquecedor que não deve ser mantido na água durante o dia inteiro. Para saber a temperatura ideal é necessário que você tenha um termômetro para aquários que é vendido na mesma loja que você comprou seu peixinho. O cuidado com a água também ‘muito importante. Você deve trocar a água do aquário e acertar o PH quando estiver muito suja.

Quem gosta de aquários sabe que não é possível misturar todos os tipos de peixe em um único aquário. Existem peixes de água alcalina e peixes de água ácida. Para ter a informação correta do tipo de peixe que pode ser misturado você deve conversar com o vendedor da loja. Todos os peixes com exceção do Beta necessitam de respirador interno ou externo para sobreviver, se você deixar a água sem respirador seu peixe não vai durar nenhum dia.

Essas dicas certamente facilitaram a sua vida em relação aos cuidados com seu animal de estimação.

Leia também:

2 Comentários

  • Olá, Hélia.

    Diga-nos qual é sua dúvida, para tentarmos ajudá-la!

    Obrigada!

  • estou com duvidas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.