Como Despedir um Funcionário

PUBLICIDADE

O momento de despedir um funcionário é um dos mais difíceis e dependendo do caso exige muita calma e jogo de cintura por parte do chefe, portanto o primeiro procedimento a ser tomado é reconhecer que este é um processo desagradável e desconfortável sendo em qualquer condição de demissão.

Separei algumas dicas que você pode seguir quando precisar despedir um funcionário e não sabe exatamente como proceder:

*Primeiramente avalie se a decisão da demissão está baseada em fatos concretos, tenha certeza de sua decisão, após comunicar ao funcionário não existe mais como voltar atrás.

PUBLICIDADE

Se os processos de avaliação de funcionários feito pela  empresa são bons, o funcionário já sabe que está deixando a desejar e a demissão não será totalmente inesperada, se caso o funcionário ficar surpreso coma demissão a gerência deve revisar seus métodos de gestão.

*Prepare toda a documentação necessária e garanta que não fiquem espaços que permitirão processos trabalhistas no futuro. Para a reunião de demissão tenha em mãos documentos que suportem a decisão, como avaliações de desempenho e atas administrativas.

* Esclareça com o funcionário os últimos detalhes antes dele deixar a empresa como último salário, equipamentos que estão com ele e deve ser devolvidos, se ele poderá ficar até o final do dia ou semana, assistência que será oferecida pela empresa entre outros.

*Faça um revisão de todos os arquivos do funcionário antes de comunicar a sua demissão, isto não quer dizer excesso de desconfiança e sim segurança do patrimônio intelectual da organização.

* Devem saber da demissão somente as pessoas necessárias antes que ela aconteça, a empresa deve ter meios que garantam a confidencialidade deste tipo de informação e a punição dos que a quebrarem.

* Não delegue esta tarefa ao RH ou qualquer outra pessoa, a demissão deve ser feita pelo chefe diretamente ao funcionário naquele momento.

PUBLICIDADE

* Escolha o local e ambiente correto, a reunião deve ser realizada em uma sala fechada, para evitar a humilhação pública do demitido, seria correto que você estivesse acompanhado de uma pessoa de RH, que servirá como testemunha e poderá responder qualquer dúvida sua ou do demitido quanto aos procedimentos de demissão da empresa.

*Comunique o funcionário da forma correta, ligue para ele ou passe pela sua mesa e peça que vá até sua sala, nunca diga que tem más notícias ou seja brincalhão, esteja sério e seja breve.

*Seja educado e cordial, isto ajuda a manter um clima tranqüilo na reunião.

* Sem rodeios vá direto ao ponto utilizando frases diretas como “fulano esta reunião e para lhe comunicar…….” , o funcionário não deve ficar com dúvida se a reunião é mais uma chamada de atenção ou uma demissão.

*Esteja seguro, pois qualquer tipo de hesitação de sua parte incentivará o demitido a dizer algo a mais ou questionar a decisão.

*Explique toda situação de uma forma breve a causa da demissão,  evite longas explicações ou discussões com o funcionário.

* Nunca peça desculpas ou elogie em excesso, se você quer destacar os pontos positivos da pessoa para levantar seu ânimo, faça isso de forma discreta.

*Tenha paciência o momento é difícil para você, mas para ele é muito pior.

*Previna-se, pois em algumas situações o demitido pode perder a cabeça e agir com agressividade ou mesmo partir para a violência, mantenha a calma e deixe que a segurança ou a polícia cuide disso, jamais responda às agressões, verbais ou físicas.

*Registre oficialmente na empresa as informações discutidas na reunião na qual foi realizada para despedir o funcionário.

*Comunique a equipe sem entrar em detalhes que exponham o demitido, certifique que não fique uma impressão de injustiça.

* Reflita, o erro não foi somente do demitido, mas também da empresa que não souberam escolher a pessoa certa para a função, ou não a souberam treinar e controlar, repense o que se pode mudar na organização para reduzir os casos futuros de demissão.

Há muitos outros fatores que pode ser específico no  caso de demissão, por isso coloquei apenas algumas dicas que você pode seguir, pois cada situação tem sua particularidade, o que importa em qualquer situação de demissão que ela seja cuidadosamente avaliada, o improviso somente causará problemas profissionais, éticos, gerenciais e legais.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.