Cosméticos infantis

PUBLICIDADE

No mundo moderno as crianças têm acesso, cada vez mais cedo, aos produtos e atividades, que antes eram essencialmente adultas. Assim nossas crianças mal conhecem as letras e já usam o computador, tem acesso a um número muito grande de informações, através das diferentes espécies de mídias, usam modinhas e também usam maquiagem, cremes e cosméticos variados. Longe de pretender ser uma crítica, esse artigo pretende antes, servir de alerta, quanto a necessidade de ter um cuidado redobrado para comprar e aplicar cosméticos para crianças, visando especialmente a saúde e a segurança de nossas crianças.

Atualmente a oferta de produtos infantis é muito grande, são produtos de beleza, cosméticos, maquiagem, perfumes, colônias, enfim…, uma grande variedade de produtos, que veiculadas nas principais mídias tem nas crianças seus principais aliados no marketing dos produtos. As propagandas veiculadas nos intervalos dos desenhos animados vendem produtos infantis feito com água, é o poder de persuasão dos pequenos, muitas vezes imbatíveis. Portanto, se não dá para lutar contra eles, o melhor é nos colocarmos ao lado dos baixinhos e buscar produtos de qualidade comprovada.

Via de regra, os produtos e cosméticos destinados ao público infantil passam por testes muito mais rigorosos que os produtos de uso adulto, uma vez que a pele das crianças é muito mais sensível e suscetível a apresentar reações. Assim, na hora de comprar prefira sempre as marcas conhecidas e que comprovadamente passaram por testes dermatológicos, e mesmo assim, utilize com parcimônia, fazendo testes na própria criança, ou seja, aplique uma pequena quantidade do produto e espere algumas horas para verificar o possível surgimento de reações adversas. Não havendo reações então a criança poderá utilizar o produto sem medos, porém sempre com parcimônia.

PUBLICIDADE

Sempre que possível prefira os cosméticos infantis hipoalergênicos, pois estes contem menor percentual de conservantes. No entanto seja qual for o produto use sempre com cautela, pois as crianças necessitam de uma maior proteção, e em caso de dúvida procure a ANVISA, que poderá lhe orientar e receber suas denuncias em caso de produtos que provoquem alergia ou intoxicação. A grande maioria das meninas é apaixonada por maquiagem, e é sempre melhor comprar uma maquiagem infantil que permitir o uso de produtos comuns adultos, mas repare, a maquiagem infantil deve ser removida facilmente com água e não pode apresentar nenhuma reação na pele da criança. Agora para finalizar uma recomendação, utilize sempre e largamente protetor solar nas suas crianças, com FPS 15 no mínimo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.