7 dicas para seguir a dieta à risca

PUBLICIDADE
Fazendo uma dieta

Seguir uma dieta á risca não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas desistem no meio do caminho, principalmente porque os resultados são demorados. É importante ter força e não desistir no primeiro obstáculo que encontrar. Veja algumas estratégias para conseguir seguir a dieta até o fim.

1. Cuidado com a ansiedade 

Tente comer lentamente, não desconte seus sentimentos na comida.

PUBLICIDADE

Antes das alimentações, faça exercícios de respiração, meditação ou relaxamento. Esteja calma; preste atenção na sua fome e pare de comer assim que sentir que seu estômago não necessita mais de alimento. Muitas vezes continuamos comendo apenas por sentir o gosto bom do alimento e não por fome.

2. Diminua na quantidade

Quando der vontade de comer doce, compre um que seja pequeno, como tablete de chocolate. Evite comprar em grandes quantidades, como barras grandes de chocolate ou doces em pacotes.

Retire os doces, biscoitos ou salgadinhos que você possui em casa, caso não consiga controlar a vontade de comê-los.

3. Faça uma rotina

Arrume um caderno para usar como diário e anote nele tudo o que você comer. Em seguida, anote também como se sente em relação aos alimentos que ingeriu. Varie nos alimentos e escreva se o novo item satisfaz por mais tempo, por exemplo.

PUBLICIDADE

Reserve uma parte do cadernos para anotar as atividades físicas que você faz, explicando o tipo de cada uma. Anote, também, se houve dificuldades em realizá-las.

Faça anotações sobre o seu dia

4. Cuide do psicológico

Veja a perda de peso como algo positivo na sua vida. Porém, não exija demais de você, pois o excesso de cobrança nos deixa com mais ansiedade e dificulta continuarmos a dieta.

Coloque a dieta como apenas um elemento positivo na sua vida, e não permita que sua felicidade e seu bem estar dependam dela.

Se você cometer algum erro, saindo da dieta, não se preocupe tanto e não jogue tudo pro alto. Continue a dieta tentando não sair do caminho novamente. Não se martirize pelos erros, apenas se esforce para consertá-los.

Se precisar, vá frequentemente a um psicólogo para que seu psicológico esteja bem durante o preocesso, aumentando as chances de êxito.

5. Faça atividades sociais

Para auxiliar na perda de peso, concentre-se em atividades que você goste. Receba amigos em casa ou saia para um passeio, porém nada de restaurantes ou cafeterias, procure atividades que não envolvam alimentos.

Se for possível, peça a algum amigo ou familiar para fazer a dieta com você, ou, combine de fazerem alguma atividade física juntos. Muitas vezes conseguimos seguir melhor quando estamos acompanhados.

6. Pratique exercícios físicos. 

Os exercícios físicos ajudam tanto a emagrecer quanto a se sentir melhor, pois aumentam a liberação de substâncias que promovem bem estar.

Faça caminhadas; passeios de bicicleta; suba escadas; brinque com as crianças; saia para dançar. São inúmeras as atividades que você pode escolher.

7. Faça reavaliações semanais 

Quando precisar sair da dieta, como quando há festas ou feriados, tente não exagerar. Sempre pare para ver o que você já aprendeu durante esse tempo e em que posto já chegou.

Questione-se sempre sobre o que já aprendeu e onde precisa melhorar. Quando perceber que está evoluindo, dê um presente a si mesma. Mas que não seja comida.

Pratique atividades físicas

Seguir a dieta e perder peso não é algo fácil. É normal termos recaídas, perdermos mais peso em uma semana do que em outra. O importante é não desanimar e seguir em frente. Você consegue!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.