5 promessas de Ano Novo que todo mundo faz e ninguém cumpre

Confira algumas das promessas de Ano Novo que normalmente são quebradas logo nas primeiras semanas do ano novo. O começo de uma vida nova,…

Por Élida Santos em 24/10/2016

Confira algumas das promessas de Ano Novo que normalmente são quebradas logo nas primeiras semanas do ano novo. O começo de uma vida nova, com mais dinheiro, saúde e felicidade são os desejos das maioria das pessoas para o Ano Novo. A maior parte das pessoas traçam objetivos para o Ano Novo e acabam, algumas vezes, prometendo algo que não poderão cumprir, através de pactos sociais.

Confira algumas das promessas de Ano Novo que normalmente são quebradas (Foto: Divulgação)

Promessas de Ano Novo que normalmente as pessoas fazem e não cumprem

Nós preparamos este artigo para que você confira algumas das promessas de Ano Novo que normalmente são quebradas. “Muitas vezes, elas estipulam algumas metas para se sentirem inseridas, pertencentes, mas será que realmente querem aquilo? É necessária uma profunda reflexão sobre o que se almeja”, afirma o psicólogo Victor Dalla Nora Araujo. Vários juramentos não exercidos têm origem no fato das pessoas acharem que podem resolver tudo sozinhas. “Não consideram que mudança de comportamento é algo muito mais complexo”, diz a psicóloga Marisa de Abreu.Confira abaixo algumas dos juramentos mais quebrados, de acordo com especialistas.

1 – Nunca mais vou beber

A ressaca da virada parece aumentar o número de pessoas que realizam essa promessa, porém, a especialista aconselha: “Nosso cérebro odeia o ‘nunca mais’. Não nos adaptamos à privação”, diz.

Bebida está na lista de promessas (Foto: Divulgação)

Desse modo, depois de dar vexame ou de sofrer os efeitos colaterais do álcool no dia seguinte, é melhor ter a consciência do mal que o álcool pode acarretar e reduzir a dose. Se o caso é de dependência, a especialista aconselha buscar ajuda profissional.

2 – Vou emagrecer

Perder peso é uma missão e tanto (Foto: Divulgação)

A culpa pelos abusos dos pratos típicos das festas de final do ano é uma alavanca para essa promessa. No entanto, como toda dieta começa “na próxima segunda-feira”, o regime é quase sempre atropelado, sobretudo se houver algumas sobras dos pratos da ceia do Ano Novo.

Muito semelhante a promessa do regime, a decisão de frequentar uma academia quase sempre finda nas primeiras semanas de tentativa. “Para muitos, uma academia não cabe na agenda. Melhor considerar a possibilidade de fazer mais exercícios, caminhando um ponto de ônibus a mais ou colocar caminhadas na rotina do domingo de manhã”, diz Marisa.

Fazer academia também fica na promessa (Foto: Divulgação)

3 – Vou mudar de emprego

Esta é uma das mais furadas. Acompanhado com a virada vêm as expectativas de ter mais dinheiro, mais sucesso e realização profissional. Porém, na volta ao trabalho, retorna também a rotina, os obrigações e a acomodação do bom e velho emprego, o que faz o currículo permanecer guardado na gaveta por mais um ano.

Para de fumar é uma das promessas de ano novo (Foto: Divulgação)

Para de fumar é uma das promessas de ano novo (Foto: Divulgação)

4 – No dia 31, fumarei o último cigarro

Essa promessa pode causar um segundo problema, além da sua não-execução. Ao resolver não prosseguir com o vício, as pessoas fumam o máximo que podem até o dia 31 para “compensar” o ansiedade da abstinência. “E também dizem para si mesmas que fumar é tão bom que precisa de uma data especifica para conseguir largar”, diz Marisa. Com uma conduta assim, parar de fumar fica ainda mais difícil.

5 promessas de Ano Novo que todo mundo faz e ninguém cumpre

5 promessas de Ano Novo que todo mundo faz e ninguém cumpre

5 – Vou economizar dinheiro no ano que vem

Depois do excesso de gastos no final do ano, muitas pessoas fazem essa promessa com a perspectiva de conseguir sair do sufoco no final do mês. Não incomum, essas palavras são ditas em vão, já que comprar é prazeroso. Mesmo sabendo que guardar dinheiro é importante para conseguir bens a longo prazo, muitos acabam enganando a si mesmos, colocando desnecessários na lista de despesas obrigatórias, boicotando sua decisão do fim de ano.

Antes de qualquer promessa de Ano Novo, analise se você realmente poderá cumpri-la e não se deixe levar pela empolgação, que poderá resultar em frustração de mais um ano sem promessas cumpridas.

Top