5 atitudes que ajudam na digestão

Comer bem é muito bom, principalmente quando o alimento é saboroso e leve. Apesar de ser algo com que muitas pessoas acabam não se…

5 atitudes que ajudam na digestão. (Foto: Divulgação)

Comer bem é muito bom, principalmente quando o alimento é saboroso e leve. Apesar de ser algo com que muitas pessoas acabam não se preocupando, a digestão é muito importante para o corpo e há alguns pequenos hábitos, muitas vezes bem simples que ajudam e são até mesmo indispensáveis para que esse processo seja executado corretamente pelo organismo.

Aprenda como apenas cinco atitudes, quando incorporadas de maneira correta ao dia-a-dia, não só podem, como facilitam muito a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos, além de prevenir muitos incômodos como o mal-estar provocado pela sensação de estômago cheio.

Mastigue bem os alimentos

A hora da refeição é muito importante e por isso deve ser tomada com calma. O primeiro passo para uma digestão correta é comer devagar, mastigando bem os alimentos e tirando o máximo de prazer de cada refeição. Graças a correria diária muitas vezes as comidas são ingeridas quase sem mastigar, o que dificulta muito a digestão e a absorção dos nutrientes que estão presentes nos alimentos. Caso este processo não seja feito da maneira correta, os resultados mais comuns são o cansaço e sono devido ao grande esforço realizado para fazer a digestão, além da sensação de abdome inchado e gases.

Ingerir líquidos durante a refeição atrapalha a digestão. (Foto: Divulgação)

Evite líquido durante as refeições

Após ingerir algum líquido, ele permanece no estômago somente durante dez minutos e então deixa o local levando consigo os sucos digestivos. Se a bebida for quente a situação é ainda pior, pois o calor da mesma irá enfraquecer a digestão. Outra razão importante para evitar os líquido é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos, e quando é ingerido qualquer tipo de líquido durante a refeição, há uma interrupção desse processo, ou seja, o estômago terá mais trabalho para digerir os alimentos e o organismo vai ter que gastar bem mais energia.

Leia Também:  Escorpiões: como evitar, cuidados

Se alimente em paz

O momento da refeição deve ser tranquilo, sem brigas, discussões ou trabalho. As preocupações podem atrapalhar o processo de digestão e emoções fortes, mesmo que boas, podem atrapalhar a digestão e dificultar o processo.

Chás ajudam a estômago a relaxar e combatem a sensação de inchaço após a refeição. (Foto: DIvulgação)

Tome chá depois da refeição

O chá é ótimo para finalizar a refeição, principalmente porque ele ajuda a combater a sensação de inchaço que vem depois de se alimentar, além de ajudar a dissolver as gorduras e diminuir a formação de gases intestinais.

Após  as refeições, evite esforço físico e dormir

Descansar após a refeição faz bem ao organismo, mas dormir não. Ao contrário do que muitos pensam, aquele cochilo após a refeição não nos ajuda em nada e pelo contrário só atrapalha. Quando dormimos o metabolismo diminui e a comida fica mais tempo no organismo, produzindo toxinas geradoras de mal-estar. Apesar de dormir ser ruim, fazer exercícios também é, já que eles reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos e causam o mesmo efeito do sono no organismo, portanto é bom descansar, mas não dormir.

Com estas cinco dicas de como ajudar na digestão, é só começar a integrá-las a sua rotina e sentir os benefícios provocada pela mudança de hábitos.

Top